Lançamento da base "Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes" e convite para o seminário final do projeto Entre a casa, as ruas e as instituições em 09 de dezembro, 10h


O CIESPI/PUC-Rio anuncia a atualização e lançamento final de sua base de dados bibliográficos sobre acolhimento institucional para crianças e adolescentes. Já estão disponíveis para consulta os 181 artigos e as 317 teses e dissertações analisados e catalogados pela equipe de pesquisa do projeto “Entre a casa, as ruas e as instituições: crianças e adolescentes em situação de rua e as instituições de acolhimento no estado do Rio de Janeiro”, coordenado pela professora Irene Rizzini, com apoio da FAPERJ (CNE, Cientista do Nosso Estado, 2017-2020; FAPERJ Ref. N° E-26/202.812/2017).

Essa base de dados possibilita que alunos, pesquisadores, profissionais e gestores de diversas áreas acessem as principais produções acadêmicas nacionais, publicadas entre 2000 e 2019, sobre questões fundamentais relacionadas ao serviço de acolhimento institucional. A consulta dos textos completos e das fichas elaboradas pela equipe de pesquisa pode ser feita a partir dos títulos, autores, anos e palavras-chaves de cada texto.

Além disso, o material foi analisado por eixos temáticos, destacando as principais recomendações dos pesquisadores para o aprimoramento da oferta do serviço de acolhimento institucional para crianças e adolescentes. Esses eixos temáticos abordam propostas relacionadas às vivências e ao perfil de crianças e adolescentes em acolhimento; ao cotidiano das instituições de acolhimento, à atuação dos profissionais que atuam no serviço; à família dos acolhidos; à maternidade e à sexualidade; à Primeira Infância acolhida; à saúde; à violência; ao desligamento, pós-desligamento e reinserção familiar e comunitária; e à medida de proteção e âmbito judicial.

Acesse a base de dados e conheça também a série de pesquisas “Crianças e adolescentes em acolhimento institucional”.

Teremos a oportunidade de apresentar e discutir todas essas produções no seminário final do projeto “Entre a casa, as ruas e as instituições: crianças e adolescentes em situação de rua e as instituições de acolhimento no estado do Rio de Janeiro”.

O evento será realizado online, no dia 09/12/2020, de 10h às 12h.
Acesse por aqui.
Solicite seu certificado de participação no dia do evento.

Ao longo de três anos de trabalho, nos dedicamos a compreender o atual cenário do acolhimento institucional para crianças e adolescentes no Brasil. Nossa atenção esteve voltada, especialmente, para o estado do Rio de Janeiro e também para as particularidades do atendimento às crianças e aos adolescentes com trajetória de vida nas ruas. Realizamos um amplo levantamento e uma análise das normativas e da produção acadêmica, publicada entre 2000-2019, sobre o tema e consultamos profissionais e usuários do serviço de acolhimento na cidade do Rio de Janeiro.

O webinar contará com a participação de três convidados: Eduardo Rezende Melo (Juiz em São Caetano do Sul/SP), Isa Maria F. Rosa Guará (Sócia fundadora e membro do Comitê Gestor e da Diretoria da Associação de Pesquisadores dos Núcleos de Estudos e Pesquisas da Criança e do Adolescente - NECA) e Lilia Iêda Chaves Cavalcante (Professora do departamento de Serviço Social da UFPA). Eles irão comentar e debater os resultados do projeto apresentados por Irene Rizzini (Professora do departamento de Serviço Social da PUC-Rio e diretora do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância - CIESPI/PUC-Rio). O projeto contou com a participação de Renata Mena Brasil do Couto (pesquisadora do CIESPI/PUC-Rio) e das bolsistas de Iniciação Científica do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio: Mônica Regina de Almeida Figueiredo (PIBIC), Hanna Azevedo Coelho (PIBIC) e Letícia Cristina Ferreira da Silva (FAPERJ).