Relatórios e boletins de pesquisa

Boletim de pesquisa nº3 da base de dados “Participação Infantil e Juvenil”: intergeracionalidade
2025
Este boletim de pesquisa faz parte de uma série de três edições cujo objetivo é oferecer um panorama de três eixos temáticos, caros à equipe do CIESPI/PUC-Rio, abordados nos artigos organizados na base de dados bibliográficos “Participação Infantil e Juvenil – Produção Acadêmica na América Latina (2005-2023)”, a saber: participação, decolonialidade e intergeracionalidade.

Boletim de pesquisa nº2 da base de dados “Participação Infantil e Juvenil”: decolonialidade
2025
Este boletim de pesquisa faz parte de uma série de três edições cujo objetivo é oferecer um panorama de três eixos temáticos, caros à equipe do CIESPI/PUC-Rio, abordados nos artigos organizados na base de dados bibliográficos “Participação Infantil e Juvenil – Produção Acadêmica na América Latina (2005-2023)”, a saber: participação, decolonialidade e intergeracionalidade.

Boletim de pesquisa nº1 da base de dados “Participação Infantil e Juvenil”: participação
2025
Este boletim de pesquisa faz parte de uma série de três edições cujo objetivo é oferecer um panorama de três eixos temáticos, caros à equipe do CIESPI/PUC-Rio, abordados nos artigos organizados na base de dados bibliográficos “Participação Infantil e Juvenil – Produção Acadêmica na América Latina (2005-2023)”, a saber: participação, decolonialidade e intergeracionalidade.

Adolescentes, jovens e mudanças climáticas no Brasil
2025
A pesquisa discute a questão das mudanças climáticas considerando o que adolescentes e jovens brasileiros sabem, pensam e fazem sobre o tema. Partimos do pressuposto de que existe uma lacuna em relação às perspectivas da população infantil e juvenil sobre a crise climática.

Guia interativo de referências: participação e outros direitos de crianças e adolescentes
2024
Esta publicação é um recurso interativo e abrangente para que crianças e adolescentes possam aprender mais sobre participação e sobre outros direitos garantidos no Estatuto da Criança e do Adolescente. Ela é parte do projeto “Participação e protagonismo juvenil no Brasil: um estudo no Sul Fluminense do Rio de Janeiro” (CIESPI/PUC-Rio; ICCRP/Toronto Metropolitan University).
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Recomendações aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs) sobre a Participação Infantil e Juvenil
2024
Este documento visa contribuir para a sistematização de orientações práticas para facilitar a inclusão e a participação ativa de crianças e adolescentes nos debates dos CMDCAs. Ele considera as oportunidades e os desafios encontrados pelas equipes dos projetos “Participação e protagonismo juvenil no Brasil: um estudo no Sul Fluminense do Rio de Janeiro” (CIESPI/PUC-Rio/ICCRP) e "Participação cidadã: população infantil e juvenil em foco" (FAPERJ/CNE) ao longo de sua trajetória de atuação, individual e coletiva, acompanhando espaços de discussão e deliberação de políticas relacionadas à infância, à adolescência e à juventude.

Guia prático de protagonismo para crianças e adolescentes
2024
Esse pequeno guia foi criado a partir de uma pesquisa realizada com adolescentes e tem como base a experiência de jovens participantes dos projetos “Participação e protagonismo juvenil no Brasil: um estudo no Sul Fluminense do Rio de Janeiro” (CIESPI/PUC-Rio/ICCRP) e "Participação cidadã: população infantil e juvenil em foco" (PUC-Rio/DSS/FAPERJ/CNE).

Dialogando com as crianças: olhar sensível e escuta atenta
2023
Por quatro décadas, a equipe do CIESPI/PUC-Rio vem se dedicando a refletir e a pôr em prática o olhar atento e a escuta sensível em relação às experiências e expressões das crianças. Suas iniciativas vêm sendo desenvolvidas em diferentes territórios, mas a proximidade com a comunidade da Rocinha a tornou o espaço urbano de atuação mais sistemática. Lideranças comunitárias acompanharam de forma propositiva participando ativamente da construção de ações voltadas para a infância local. Ao longo dessa trajetória, foram criadas metodologias colaborativas com diferentes públicos, principalmente em diálogo com as crianças. Nossa intenção não é mostrar modelos infalíveis para solucionar o desafio de escutar o outro. O objetivo da publicação “Dialogando com as crianças: olhar sensível e escuta atenta” é expor algumas etapas da trajetória do CIESPI/PUC-Rio e suas metodologias de escuta de infâncias e crianças.

Informe número 10 do projeto Primeira Infância Participativa e Inclusiva
2023
Neste informe, Carolina Terra, Irene Rizzini, Leandro Castro e Renata Mena Brasil do Couto apresentam os principais destaques das quatro rodas de conversa organizadas junto à comunidade. O objetivo desses encontros foi estimular o diálogo entre os moradores e compartilhar um pouco do que aprendemos ao longo do projeto Primeira Infância Participava e Inclusiva.

Participação cidadã: população infantil e juvenil em foco
2023
Material interativo do projeto "Participação cidadã: população infantil e juvenil em foco", coordenado pela professora Irene Rizzini, com o apoio da FAPERJ (CNE – Processo E 26/201.113/2022).
Disponível clicando aqui.