CIESPI/PUC-Rio participa de seminário na Índia


Irene Rizzini, Lucas Almeida, Gustavo Gomes e Maria Cristina Bó participam de conferência internacional na Índia

Em dezembro de 2022, Irene Rizzini, diretora-presidente do CIESPI/PUC-Rio, Maria Cristina Bó, coordenadora executiva do CIESPI/PUC-Rio, e os jovens Lucas Almeida e Gustavo Gomes do Fórum Juventude Sul Fluminense em Ação (FJSFA), viajaram à Índia para participar de dois eventos: o simpósio Youth Futures Knowledge Exchange Symposium, em Mumbai e a conferencia International Conference on Youth Engagement for Creating Inclusive Cities, em Nova Deli.  


Lucas Almeida e Gustavo Gomes no Youth Futures Knowledge Exchange Symposium


O Youth Futures Knowledge Exchange Symposium aconteceu no centro de treinamento do Youth for Unity and Voluntary Action (YUVA). YUVA é uma organização sem fins lucrativos com sede em Mumbai, que trabalha para capacitar coletivos de pessoas de comunidades marginalizadas para defender seus direitos, nos últimos 38 anos. O Simpósio teve como objetivo apresentar as pesquisas realizadas no intercâmbio com jovens indianos e brasileiros e pesquisadores internacionais, trazendo experiências de ativismo juvenil no sul da Ásia e na América do Sul. Também apresentou o modelo YUVA de participação e ativismo juvenil em ação. A participação dos jovens foi expressiva e várias atividades culturais foram apresentadas. 


Já a International Conference on Youth Engagement for Creating Inclusive Cities aconteceu no India Habitat Centre, em Nova Deli, reunindo os mesmos jovens indianos e brasileiros e especialistas da Índia e dos países vizinhos - Nepal, Butão, Bangladesh e Myanmar, para refletir sobre processos, métodos e ferramentas adotados no projeto de engajamento juvenil, bem como sobre oportunidades de subsistência para jovens em contextos urbanos e participação juvenil com o objetivo de criar cidades inclusivas. Cabe ressaltar que a participação dos jovens foi muito intensa.


Gustavo Gomes, Lucas Almeida e Irene Rizzini


Os dois eventos fazem parte da etapa final do projeto Shaping Youth Futures: Livelihood Options in Creating Inclusive Cities. O projeto, coordenado por Sukanya Krishnamurthy da Universidade de Edimburgo (Escócia), com parceiros no Brasil (CIESPI/PUC-Rio) e na Índia (Youth for Unity and Voluntary Action – YUVA, Fields of View - FoV e National Institute of Urban Affairs – NIUA), recebeu financiamento da British Academy’s Youth Futures Programme (Reino Unido), apoio do Global Challenges Research Fund (Reino Unido) - Referência: YF\19004 - e subsídios do Programa Institucional de Internacionalização CAPES-PRINT- Edital no. 41/2017.



Ressalta-se que a primeira atividade de intercambio do projeto, o seminário internacional “Jovens em Ação na Criação de Cidades Inclusivas”, foi realizado no Rio de Janeiro em maio de 2022, no CIESPI/PUC-Rio.  No evento participaram jovens brasileiros de indianos, e especialistas de países vizinhos do Brasil, como México e Argentina, além dos pesquisadores brasileiros e indianos, que trabalham em direitos e participação de crianças e jovens, reuniram-se para avaliar e refletir sobre resultados de pesquisa dos jovens e também compartilharam paralelos de suas experiências.