Jovens em ação na criação de cidades inclusivas


Realização: 



Instituições parceiras:


O objetivo do projeto “Jovens em ação na criação de cidades inclusivas” é contribuir para tornar as cidades mais inclusivas e permeáveis à participação ativa e ao desenvolvimento juvenil. A proposta se baseia em uma importante demanda dos jovens por melhores condições de vida no contexto urbano, onde residem. O projeto foi delineado com base em parcerias de pesquisa previamente estabelecidas e em iniciativas comunitárias existentes com um extenso histórico de engajamento com jovens no Brasil e na Índia.


O envolvimento de adolescentes e jovens no desenvolvimento de políticas públicas é importante, tendo em vista os distintos desafios enfrentados por essa população, relacionados a urbanização, acesso a direitos, processos democráticos de participação social e, particularmente, no que tange a sua inserção produtiva. Com essas questões reconhecidas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU), este é um momento crucial para: (a) analisar criticamente as experiências dos jovens no que se refere à sua subsistência e (b) inovar e repensar como os jovens podem participar ativamente do processo de construção de políticas que buscam responder a esses desafios.


Por meio de uma abordagem criativa e estratégica, incluindo o compartilhamento acessível dos resultados, a equipe de pesquisa envolverá jovens e adultos interessados em transformar políticas e práticas locais. Uma das metodologias adotadas inclui o intercâmbio de conhecimentos e experiências, em âmbito nacional e internacional, para subsidiar os jovens na construção de suas estratégias de inclusão e pertencimento.


São necessárias perspectivas diversas e inovadoras para enfrentar os desafios que impedem que as cidades atinjam um desenvolvimento sustentável. Os parceiros na Índia e no Brasil desenvolveram, independentemente, abordagens socialmente inovadoras para engajar os jovens como parceiros na promoção da cidadania, visando a mitigação dos efeitos da pobreza e da desigualdade social e a construção de perspectivas para sua inserção produtiva. O projeto oferece a oportunidade de promover essas práticas, incorporando-as às ações locais, além de monitorar, avaliar e aprender em contextos que possibilitam uma maior aplicabilidade.


Para atingir essas metas, o projeto irá incluir as seguintes ações ao longo de 12 meses: 

  • Estabelecer um grupo consultivo jovem na Índia e no Brasil para atuarem como co-pesquisadores e conselheiros ao longo do desenvolvimento do projeto;
  • Realizar análises de políticas públicas, em ambos os países, focadas nos meios de subsistência dos jovens, tendo como base: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), censo nacional e demais dados considerados relevantes para o objetivo da pesquisa;
  • Executar o projeto “Caravana Urbana”, um em Mumbai (Índia) e o outro em Volta Redonda (Brasil), destinado a auxiliar projetos de inovação social conduzidos por jovens;
  • Enfatizar no intercâmbio de conhecimento e saberes entre a Índia e o Brasil; e
  • Organizar eventos, visando a troca e disseminação de informações relevantes nos níveis local e global, incluindo: eventos internacionais; materiais destinados a profissionais; produtos que estimulem o engajamento de jovens; sínteses com base nos resultados da pesquisa conduzida; resumos de políticas públicas destinadas à participação de jovens e publicações acadêmicas.

Trata-se de um projeto empolgante, que apoia a construção de estratégias de inserção cidadã e produtiva para os jovens, tendo em vista cidades mais inclusivas.


Para outras informações, consulte Shaping Youth Features

Ações 2020

Ações 2021


Equipe (CIESPI/PUC-Rio)


Coordenação: Irene Rizzini


Coordenação executiva: Maria Cristina Bó


Consultoria Internacional: Malcolm Bush


Pesquisa:
Renata Brasil
Carolina Terra
Adriane M. Celli


Suporte em tradução: Mariana Menezes


Equipe (Fórum Juventude Sul-Fluminense em Ação - FJSFA)


Jovens:

Ariane Thainara dos Santos de Oliveira
Breno Lopes dos Santos
Gabriel Vitor Bergone Corrêa
Gustavo Gomes de O Ferreira
Helton Jhon da paixão Nunes
Jéssica Vitória de Oliveira Ramos
Lucas de Almeida Alves dos Santos
Marcela Helena Pereira Silva
Sam Ferreira da Silva


Facilitadoras:
Paloma de Lavor Lopes
Guaraciara de Lavor Lopes