Saibam como foi o Seminário Internacional “Jovens em Ação na Criação de Cidades Inclusivas”


Participantes do Seminário Internacional. Maio/Junho, 2022.

Entre os dias 30 de maio e 01 de junho de 2022, a equipe do CIESPI/PUC-Rio, coordenada pela professora Irene Rizzini, promoveu o Seminário Internacional “Jovens em Ação na Criação de Cidades Inclusivas”, realizado na sede da instituição e no Departamento de Serviço Social da PUC-Rio.


Os dados de pesquisa e a produção acadêmica que subsidiaram o evento contaram com o financiamento da British Academy’s Youth Futures Programme (Reino Unido), apoio do Global Challenges Research Fund (Reino Unido) - Referência: YF\19004 - e subsídios do Programa Institucional de Internacionalização CAPES-PRINT- Edital no. 41/2017


O encontro foi um dos resultados do projeto Shaping Youth Futures: Livelihood Options in Creating Inclusive Cities, coordenado por Sukanya Krishnamurthy, da Universidade de Edimburgo (Escócia), com parceiros no Brasil (CIESPI/PUC-Rio) e na Índia (Youth for Unity and Voluntary Action – YUVA, Fields of View - FoV e National Institute of Urban Affairs - NIUA). O projeto visa estimular a participação e o protagonismo juvenil nos processos de construção, implementação e monitoramento de políticas públicas, especialmente no que tange a sua inserção produtiva.


Representantes de todas as organizações envolvidas no projeto e especialistas convidados se reuniram para discutir os resultados da pesquisa e partilhar experiências adquiridas no Brasil e na Índia ao longo do trabalho realizado.


No primeiro dia, os jovens do Fórum Juventude Sul-Fluminense em Ação – FJSFA (Brasil) e da Youth for Unity and Voluntary Action – YUVA (Índia) apresentaram os resultados de suas pesquisas, acompanhados de dramatizações, músicas e danças. Eles animaram os convidados com as informações oferecidas e com a confiança transmitida. Foi possível perceber que, nos dois países, a juventude enfrenta desafios semelhantes no que tange sua inserção no mundo do trabalho e sua participação social. A implementação de normas e regulamentos e a superação de preconceitos e discriminações estão entre os principais dele



No segundo dia, a organização Fields of View conduziu uma sessão interativa chamada “Jogo da Cidade”. Uma metodologia muito elogiada que dividiu os participantes em trios e duplas para pensar a construção de uma cidade ideal. No debate que se seguiu, foi possível perceber como tendemos a reproduzir aquilo que vivemos e como precisamos aprender a pensar coletivamente para além da ordem social atual de modo a construir cidades realmente participativas e inclusivas.

 



Por fim, acompanhamos um painel em que especialistas de diferentes países (Argentina, Brasil, Canadá e México) puderam apresentar suas considerações sobre os resultados do projeto. Para além do reconhecimento da importância do trabalho realizado, eles propuseram reflexões fundamentais. Foi abordada a necessidade de construção de estratégias para ampliar o diálogo com outros atores-sociais, jovens e não-jovens, buscando pontos comuns que nos permitam avançar nas propostas de interesse coletivo. Discutimos como mensurar os impactos das ações realizadas. Avaliamos a importância de extrapolar limites institucionais, buscando estratégias alternativas para pressionar Estado e sociedade no sentido da mudança. Consideramos o enfrentamento das tensões e conflitos próprios das interações intergeracionais que podem impulsionar o debate. E refletimos sobre a necessidade de transformar um sistema econômico, político e social que não é sustentável e vem gerando formas globais de exclusão. 



Agradecemos a todos/as aqueles/as que estiveram presentes por suas inestimáveis contribuições e seguiremos trabalhando para que crianças, adolescentes e jovens possam exercer seu direito à participação social, contribuindo para a construção de uma sociedade mais democrática e justa.


Para saber mais sobre o projeto clique aqui.


Vejam a programação completa do seminário clicando aqui.