Acaba de ser publicado o mais recente Informe do projeto Primeira Infância Participativa e Inclusiva - Se liga na Rocinha! nº 6



O projeto Primeira Infância Participativa e Inclusiva visa conhecer os desafios e as oportunidades para a educação das crianças pequenas na Rocinha. Neste informe, apresentamos os resultados das consultas realizadas junto a pais, mães e responsáveis moradores/as da comunidade. Os/as entrevistados/as responderam perguntas sobre os temas inclusão, participação e segurança, relacionando os assuntos à educação das crianças nas creches, pré-escolas, em casa e na comunidade.


Entrevistamos um grupo diversificado de 20 pais, mães e responsáveis, composto por mulheres e homens com idades entre 17 e 53 anos. Eles/as têm diferentes níveis de escolaridade, distintas configurações familiares e são moradores/as de diversas partes da Rocinha. As entrevistas abordaram a educação dos/as pequenos/as (com até 6 anos) e a maioria foi realizada com famílias cujas crianças frequentam creches ou pré-escolas, sejam elas públicas, conveniadas ou particulares. Algumas famílias ilustraram também os desafios de cuidar daqueles/as que não frequentam instituições de educação e daqueles/as com deficiências/déficits e/ou doenças crônicas.


Com criatividade, os/as entrevistados/as revelaram diferentes esforços e estratégias para incluir seus filhos, ampliar sua participação e oferecer segurança a eles. Foi muito importante para nós compreender a visão dos/as moradores/as sobre esses temas. Clique aqui para conhecer o informe 6.


E não deixe de acompanhar as próximas etapas do projeto. Estamos consultando profissionais que atuam em creches e pré-escolas na Rocinha e, em breve, apresentaremos esses resultados. 

 

Acesse aqui os demais informes do projeto.

Para conhecer mais sobre o projeto, clique aqui.