Relatórios e boletins de pesquisa

Informe número 8 do projeto Primeira Infância Participativa e Inclusiva
2023
Nesta publicação, Renata Brasil, Eliane Gomes e Leandro Castro apresentam as perspectivas de 20 professoras e/ou diretoras de creches e pré-escolas que atuam em diferentes partes da Rocinha. Nas entrevistas realizadas, pedimos que elas refletissem sobre a relação dos temas inclusão, participação e segurança com a educação das crianças na Primeira Infância.

Boletim 1: Políticas Públicas para a Primeira Infância
2022
Visando ampliar o alcance dos debates realizados no âmbito do projeto internacional Primeira Infância Participativa e Inclusiva, o CIESPI/PUC-Rio lança seu Boletim 1: Políticas Públicas para a Primeira Infância. De autoria de Malcolm Bush e Renata Brasil, a publicação apresenta dados de pesquisas nacionais e internacionais que versam sobre a importância de se investir na ampliação e na melhoria do contexto educacional das crianças, especialmente daquelas que enfrentam situações de vulnerabilidade.

Informe número 7 do projeto Primeira Infância Participativa e Inclusiva
2022
Para contemplar as diversas linguagens que as crianças usam para se expressar, as pesquisadoras Cristina Laclette Porto e Nathercia Lacerda desenvolveram uma metodologia de escuta com base em ilustrações de livros de literatura infantil e diversas atividades lúdicas. Entre maio e junho de 2022, essa metodologia foi aplicada a 4 rodas de conversa que nos permitiram dialogar com 30 crianças com idades entre 3 e 7 anos moradoras da Rocinha. O resultado dessa experiência é discutido no informe de pesquisa que ora apresentamos

Primeira Infância e ação comunitária na Rocinha: jovens (re)descobrindo as infâncias
2022
Este relatório é um dos produtos do projeto Primeira Infância Participativa e Inclusiva, coordenado pela Universidade de Edimburgo (Escócia) e, no Brasil, pela professora Irene Rizzini, do CIESPI/PUC-Rio. A publicação destaca a formação de jovens moradores da favela da Rocinha, visando aprimorar sua escuta para o desenvolvimento de atividades com crianças na Primeira Infância.

Informe número 6 do projeto Primeira Infância Participativa e Inclusiva
2022
Neste informe, apresentamos os resultados das consultas realizadas junto a pais, mães e responsáveis moradores/as da comunidade. Os/as entrevistados/as responderam perguntas sobre os temas inclusão, participação e segurança, relacionando os assuntos à educação das crianças nas creches, pré-escolas, em casa e na comunidade.

Informe número 5 do projeto Primeira Infância Participativa e Inclusiva
2022
Neste informe, apresentamos as ações que o Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI/PUC-Rio) vem desenvolvendo na Rocinha em parceria com atores locais. Nosso objetivo é compartilhar as várias atividades do projeto e convidar outros moradores da comunidade para se juntar a nós, propondo caminhos e alternativas para ampliar as oportunidades oferecidas às crianças na Primeira Infância e suas famílias.

Informe número 4 do projeto Primeira Infância Participativa e Inclusiva
2022
Neste informe, apresentamos os resultados da segunda consulta realizada junto à comunidade da Rocinha. Entrevistamos profissionais de creches para entender alguns aspectos sobre o funcionamento dessas instituições e sobre a Educação Infantil na Rocinha.

Informe número 3 do projeto Primeira Infância Participativa e Inclusiva
2021
O CIESPI/PUC-Rio reconhece a importância de assegurar os direitos das crianças desde seus primeiros anos de vida. Por isso, neste terceiro informe, apresentamos as principais normativas que regulamentam à educação infantil, destacando o papel essencial que creches e pré-escolas exercem na vida das crianças e de suas famílias.

Jovens em ação na criação de cidades inclusivas: trabalho e participação social
2021
Este relatório é um dos resultados do projeto Jovens em ação na criação de cidades inclusivas, coordenado pela Universidade de Edimburgo (Escócia), com parceiros no Brasil (Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância - CIESPI/PUC-Rio) e na Índia (Youth for Unity and Voluntary Action – YUVA, Fields of View - FoV e National Institute of Urban Affairs - NIUA). O projeto visa estimular a participação e o protagonismo juvenil nos processos de construção, implementação e monitoramento de políticas públicas, especialmente no que tange a sua inserção produtiva.

Informe número 2 do projeto Primeira Infância Participativa e Inclusiva
2021
Neste segundo informe, escrevemos sobre a importância de escutar as crianças. Também apresentamos uma de nossas experiências recentes de participação na Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI).