Monitoramento dos processos de participação infantil em políticas e programas de proteção à infância em âmbito internacional



Programa Institucional de Internacionalização - CAPES-PRINT- Edital no. 41/2017


Este projeto, em desenvolvimento no Departamento de Serviço Social da PUC-Rio, em parceria com o CIESPI/PUC-Rio, sob a coordenação da Profa. Irene Rizzini, tem origem em uma pesquisa realizada em parceria com a Ryerson University (atualmente Toronto Metropolitan University), no Canadá, no período de 2015 a 2019, como parte das atividades da rede International and Canadian Child Rights Partnership (ICCRP). 


Com apoio da CAPES, a proposta é ampliar o escopo de análise, envolvendo outras parcerias. A pesquisa tem como objetivo analisar abordagens teóricas e metodológicas produzidas nos países latino-americanos sobre o direito à participação infantil e juvenil, principalmente no que se refere a sua implementação no âmbito dos programas de proteção e garantia de direitos.


Uma de suas metas é subsidiar políticas e ações, em âmbitos nacional e internacional, levando-se em consideração as perspectivas de crianças, adolescentes e jovens e o incentivo a sua participação nos espaços onde decisões são tomadas sobre suas vidas.


Acesse aqui a base de dados bibliográficos idealizada com o propósito de sistematizar e socializar as informações coletadas e facilitar o acesso à produção científica sobre o tema na América Latina no período de 2000 a 2019.

Ações 2022

Ações 2021

Ações 2020

Ações 2019


Equipe
Coordenação: Irene Rizzini (Professora do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio e Diretora-Presidente do CIESPI/PUC-Rio)


Parcerias internacionais:
Ryerson University, Canadá - Tara Collins
Mcgill University, Canadá - Monica Ruiz-Casares
University of Edinburgh, Escócia - Kay Tisdall
University of Cape Town, África do Sul - Lucy Jamieson
International Institute for Child Rights and Development, Canadá - Laura Wright


CIESPI/PUC-Rio:
Coordenação executiva: Maria Cristina Bó
Consultor internacional: Malcolm Bush


Pesquisa:
Renata Mena Brasil do Couto
Mônica Regina de Almeida Figueiredo


Base de Dados Bibliográficos:
Marcelo André Bentes dos Santos, TI
Claudia Mendes
Mariana Menezes Neumann