Ludicidade da memória - Ponto de memória



O CIESPI/PUC-Rio tornou-se um Ponto de Memória em 2012 através do edital de concurso público n° 9, de 13 de outubro de 2011 - Prêmio Pontos de Memória. A partir de então, passou a desenvolver a linha de ação e pesquisa intitulada “Ludicidade da memória”. Ao longo dos anos, desenvolve diferentes atividades que promovem um diálogo permanente entre a memória e a ludicidade. A opção pela montagem de exposições tem sido o principal canal para a interação com o público, abordando diferentes temas. A participação na Rede de Pontos de Memória e na Rede de Museologia Social tem sido permanente.


O Instituto Brasileiro de Museus reconheceu a entidade cultural Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI/PUC-Rio) como Ponto de Memória a partir dos critérios estabelecidos pela Portaria Ibram nº 579, de 29 de julho de 2021. O certificado comprova que a entidade cultural apoia ou desenvolve programas, projetos e ações de museologia social, pautadas na gestão participativa e no vínculo com a comunidade e seu território, visando à identificação, registro, pesquisa e promoção do patrimônio material e imaterial, contribuindo para o reconhecimento e valorização da memória social brasileira.


Histórico


O projeto Ludicidade da Memória: práticas museais no Horto e na Rocinha objetiva compartilhar o percurso realizado pelo CIESPI através dos projetos Rede Brincar e Aprender e Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha, desenvolvidos em parceria com pessoas e instituições de quatro comunidades do Rio de Janeiro – Rocinha, Horto, Santa Marta e Mangueira de Botafogo. Destacamos que na Rocinha e no Horto as ações ligadas a brinquedotecas comunitárias desencadearam práticas museais que deram suporte para a criação do Museu Sankofa e do Museu do Horto. A intenção é valorizar um processo que vem aglutinando pessoas, histórias, práticas colaborativas e memórias que propiciaram a criação de um acervo de brinquedos, imagens, depoimentos e relatórios construídos na convivência com grupos locais.


Visite o blog!


Visite o documentário: História viva – ecomuseus no Rio de Janeiro

https://www.youtube.com/watch?v=VXo_E4mVS6M

Com depoimento de Nathercia Lacerda pesquisadora do CIESPI/PUC-Rio sobre o Museu do Horto.

(cronometro 20:17)

 


Ações


Ações 2023

Ações 2022

Ações 2021

Ações 2020

Ações 2018-2019

Ações 2017

Ações 2012 a 2016



Equipe


Coordenação: Irene Rizzini - PUC-Rio/DSS; CIESPI/PUC-Rio
Coordenação executiva: Maria Cristina Bó - CIESPI/PUC-Rio
Pesquisa / Articulação comunitária:
Nathercia Lacerda - CIESPI/PUC-Rio
Antônio Carlos Firmino – CIESPI/PUC-Rio