Entre a casa, a rua e a instituições: crianças e adolescentes em situação de rua e as instituições de acolhimento no estado do Rio de Janeiro



CNE, Cientista do Nosso Estado – Nº Processo FAPERJ/CNE. E-26/202.812/2017


O projeto, realizado com o apoio da FAPERJ, sob a coordenação da professora Irene Rizzini, do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio e diretora do CIESPI/PUC-Rio tem como foco a análise da questão do acolhimento institucional destinado a crianças e adolescentes em situação de rua no Brasil, com um recorte sobre os serviços oferecidos no estado do Rio de Janeiro.


A pesquisa, com duração de 3 anos, possibilitará desenhar a composição dos serviços de acolhimento institucional oferecidos para crianças e adolescentes em situação de rua no Brasil. Possibilitará, ainda, uma análise sobre as especificidades do estado do Rio de Janeiro, assim como a elaboração de subsídios para o aprimoramento das políticas, programas e ações relacionados ao tema em questão.


O projeto está sendo desenvolvido em três frentes principais:


1 - Ampla revisão da produção acadêmica nacional, publicada entre 2000 e 2017, sobre o acolhimento institucional de crianças e adolescentes em situação de rua, bem como sua sistematização e análise.
2 - Estudo sobre as políticas, as normativas e os planos governamentais que versam sobre esse tipo de serviço no Brasil.
3 - Realização de uma pesquisa com foco sobre as unidades de acolhimento existentes no estado do Rio de Janeiro.


Ações 2022

Ações 2021

Ações 2020

Ações 2019

Ações 2018


Equipe
Coordenação e pesquisa: Irene Rizzini (Professora do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio e diretora do CIESPI/PUC-Rio)
Pesquisa: Renata Brasil (Pesquisadora do CIESPI/PUC-Rio)
Bolsistas: Mônica Regina de Almeida Figueiredo, Hanna Azevedo Coelho e Letícia Cristina Ferreira da Silva (Alunas do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio, Iniciação Científica PIBIC/CNPq, PUC-Rio e FAPERJ).