CONTRASTES: INFÂNCIA E CIDADE - METODOLOGIAS DE ESCUTA


Ao longo de seus 30 anos, o CIESPI/PUC-Rio desenvolveu metodologias de escuta de sujeitos envolvidos em seus mais diversos projetos. Alguns dos elementos disparadores tem sido: objetos lúdicos, fotografias, vídeos, cartografias, entre outros.

 

O projeto Contrastes: Infância e Cidade - metodologias de escuta e participação surgiu da observação de fotografias que compõem a exposição Crianças no Rio de Janeiro: Contrastes realizada pelo CIESPI/PUC-Rio e a Universidade de Østfold, Noruega, e das discussões no GT de Implementação do Plano Municipal pela Primeira Infância, instituído no CMDCA. Nesse âmbito, a necessidade de desenvolver metodologias de escuta, que garantam o direito de participação de crianças e adolescentes na formulação de políticas públicas, intensifica-se.
A proposta é estruturar uma metodologia, por meio de experimentações em grupos, utilizando elementos disparadores da convivência que acionam conversas e escuta participativa. A estratégia adotada tem como base a realização de oficinas de criação que partem de silhuetas de gestos de crianças, retiradas de fotografias, para que sejam desenvolvidos desenhos e relatos que revelem vivências e olhares sobre a cidade onde se habita.

 

Veja aqui: Folder Contrastes

Assista ao vídeo: Contrastes: Encontro entre escolas - Encontro entre alunos da Escola Municipal Luiz Delfino e da Escola Parque (2019)

 

Leia o artigo: Olhares das crianças sobre suas cidades: reflexões sobre aportes metodológicos.

 

Leia o Caderno 6: Contrastes: Infância e Cidade - metodologias de escuta e participação

  

Visite as exposições: Contrastes: mosaicos; Contrastes nas escolasExposição Escola Parque; Exposição Brasil Noruega.

 

Ações 2020

 

Em 2020, o projeto esteve temporariamente em pausa e aguardo já que as possibilidades de comunicação demandaram uma estrutura privada que contemplasse a disponibilidade de equipamento, sinal ininterrupto para internet e espaço e físico adequado a uma participação concentrada, realidade essa inexistente ou precária para alunos de escolas públicas.
Em curso, a equipe estrutura a ampliação da metodologia incluindo novas estratégias de escuta participativa que abarquem as inúmeras tensões vivenciadas nesse repentino e longo período de afastamento da rotina escolar e comunitária que revela um intrincado cenário que afeta e acomete a vida privada.


O encontro entre alunos do Ensino Fundamental das escolas particular e pública participantes do projeto, realizado em 2019, e registrado em celulares e filmadora, está em processo de edição.

Intercâmbio Brasil-Noruega: Seminário 2019.


No dia 24 de outubro de 2019, foi realizado um seminário para refletir sobre os resultados obtidos até o momento com o Projeto CONTRASTES: INFÂNCIA E CIDADE - Metodologias de escuta, que é uma continuidade dos trabalhos desenvolvidos pelo CIESPI/PUC-Rio e a University College de Østfold. Contamos com a presença do pesquisador norueguês, Trond Heitmann, que compartilhou algumas experiências realizadas com sua equipe em uma escola de Østfold. Vários parceiros de creches e escolas do Rio de Janeiro estiveram presentes, viram a exposição, participaram do diálogo e contribuíram com ideias para desdobramentos.


O intercâmbio Brasil-Noruega foi marcado, também, pelo início das oficinas naquele país e pelas reuniões virtuais entre equipes de pesquisa e ação e pelo Seminário CONTRASTES: INFÂNCIA E CIDADE: Metodologias de escuta, que contou com uma exposição interativa com produções das crianças daqui e de lá e com a presença de vários parceiros, inclusive Trond Heitmann, coordenador do projeto na Noruega.

 

Histórico 2016 - 2019

 

Equipe

 

Coordenação: Irene Rizzini - PUC-Rio/DSS; CIESPI/PUC-Rio


Coordenação executiva: Maria Cristina Bó - CIESPI/PUC-Rio


Assistente de coordenação executiva: Claudia Mendes - CIESPI/PUC-Rio


Pesquisa e dinamização:

Cristina Laclette Porto - CIESPI/PUC-Rio
Nathercia Lacerda - CIESPI/PUC-Rio