Seminário "Entre a casa, as ruas e as instituições: crianças e adolescentes em situação de rua e as instituições de acolhimento no estado do Rio de Janeiro" dia 9/12 às 10h. Participe!


O CIESPI/PUC-Rio, com o apoio da FAPERJ, promove o seminário final do projeto “Entre a casa, as ruas e as instituições: crianças e adolescentes em situação de rua e as instituições de acolhimento no estado do Rio de Janeiro”, coordenado pela profª Irene Rizzini (Apoio FAPERJ. CNE, 2017-2020. Ref. n° E-26/202.812/2017).

O evento será realizado online, no dia 09/12/2020, de 10h às 12h. 
O acesso poderá ser feito através desse link:
https://puc-rio.zoom.us/j/96221759187?pwd=ZzlrblZvc3k4RDFnOXhlMEtVb2pZQT09 

Solicite seu certificado de participação no dia do evento.

Ao longo de três anos de trabalho, nos dedicamos a compreender o atual cenário do acolhimento institucional para crianças e adolescentes no Brasil. Nossa atenção esteve voltada, especialmente, para o estado do Rio de Janeiro e também para as particularidades do atendimento às crianças e aos adolescentes com trajetória de vida nas ruas. Realizamos um amplo levantamento e uma análise das normativas e da produção acadêmica, publicada entre 2000-2019, sobre o tema e consultamos profissionais e usuários do serviço de acolhimento na cidade do Rio de Janeiro.

O webinar contará com a participação de três convidados: Eduardo Rezende Melo (Juiz em São Caetano do Sul/SP), Isa Maria F. Rosa Guará (Sócia fundadora e membro do Comitê Gestor e da Diretoria da Associação de Pesquisadores dos Núcleos de Estudos e Pesquisas da Criança e do Adolescente - NECA) e Lilia Iêda Chaves Cavalcante (Professora do departamento de Serviço Social da UFPA). Eles irão comentar e debater os resultados do projeto apresentados por Irene Rizzini (Professora do departamento de Serviço Social da PUC-Rio e diretora do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância - CIESPI/PUC-Rio). O projeto contou com a participação de Renata Mena Brasil do Couto (pesquisadora do CIESPI/PUC-Rio) e das bolsistas de Iniciação Científica do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio: Mônica Regina de Almeida Figueiredo (PIBIC), Hanna Azevedo Coelho (PIBIC) e Letícia Cristina Ferreira da Silva (FAPERJ).

Os três cadernos de pesquisa publicados no âmbito do projeto compõem a série “Crianças e Adolescentes em Acolhimento Institucional”. Eles estão disponíveis para download no site do CIESPI/PUC-Rio: http://www.ciespi.org.br/Publicacoes/Pesquisa-e-politicas-publicas-16

- CERQUEIRA, Carla; RIZZINI, Irene. Espaços de escuta e participação no contexto de acolhimento institucional. Rio de Janeiro: CIESPI, 2020.
- RIZZINI, Irene; COUTO, Renata Mena Brasil do; FIGUEIREDO, Mônica Regina de Almeida. Acolhimento Institucional em Foco: perspectivas de profissionais e de crianças e adolescentes usuários do serviço no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: CIESPI, 2020.
- COUTO, Renata Mena Brasil do; RIZZINI, Irene. Produção acadêmica sobre crianças e adolescentes em acolhimento institucional: recomendações para o aprimoramento do serviço. Rio de Janeiro: CIESPI, 2020.

A base de dados bibliográficos, também construída no âmbito do referido projeto, pode ser acessada através clicando aqui.
Essa base reúne as principais produções acadêmicas nacionais, publicadas entre 2000 e 2019, sobre questões fundamentais relacionadas ao serviço de acolhimento institucional para crianças e adolescentes.

Contamos com a sua participação!