Em andamento
PARCERIA INTERNACIONAL E CANADENSE SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA - INTERNATIONAL AND CANADIAN CHILD RIGHTS PARTNERSHIP (ICCRP) |
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O projeto Parceria Internacional e Canadense sobre os Direitos da Criança (ICCRP) é coordenado internacionalmente pela professora Tara Collins (School of Child and Youth Care - Ryerson University) e, no Brasil, pela professora Irene Rizzini (Departamento de Serviço Social - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Diretora-Presidente do CIESPI/PUC-Rio). Este projeto dá continuidade e amplia uma pesquisa internacional conduzida pela ICCRP entre os anos de 2015-2019, com foco sobre a participação infantil e juvenil no Canadá, Brasil, África do Sul e China. O atual projeto, que será desenvolvido em sete anos, conta com a participação de 33 pesquisadores e 24 organizações parceiras, incluindo universidades, ONGs, instituições de direitos humanos e governos de diversos países. Participantes de vários grupos etários, inclusive representantes da população infantil e juvenil, atuarão juntos em conselhos consultivos com o objetivo de compreender de que forma parcerias intergeracionais podem contribuir para transcender as atuais barreiras para a efetivação dos direitos de crianças, adolescentes e jovens. No Brasil, em parceria com o CIESPI/PUC-Rio, o projeto terá como foco a análise da participação cidadã de adolescentes e jovens na promoção e defesa de direitos. Serão analisadas as relações intergeracionais construídas em espaços de tomada de decisão e de incidência política, a fim de compreender os mecanismos e estratégias de participação da população jovem e seus desdobramentos no campo das políticas públicas. A proposta de pesquisa e ação contará com a parceria do Fórum Juventude Sul Fluminense em Ação (FJSFA-VR) e da Casa da Criança e do Adolescente, de Volta Redonda, e com a participação de jovens de 5 cidades do Sul Fluminense. Apresentação geral (inglês) aqui. Equipe (CIESPI/PUC-Rio) Coordenação: Irene Rizzini Pesquisa: Renata Mena Brasil do Couto Carolina Terra Consultoria: Adriane Medina Celli Tradução: Mariana Menezes Neumann
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PRIMEIRA INFÂNCIA PARTICIPATIVA E INCLUSIVA: AMPLIANDO OPORTUNIDADES DE EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS EM CONTEXTOS DE VULNERABILIDADE |
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Pesquisas em âmbitos nacional e internacional reconhecem a importância de assegurar os direitos das crianças desde a Primeira Infância, uma vez que os primeiros anos de vida são fundamentais para o seu desenvolvimento. O projeto Primeira Infância Participativa e Inclusiva tem como objetivo contribuir para os debates, políticas e ações relacionados ao tema, buscando ampliar as oportunidades de educação de crianças na Primeira Infância em contextos de alta vulnerabilidade. Quatro questões norteiam o projeto: O projeto visa também contribuir para a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS - Organização das Nações Unidas) relacionados à educação na Primeira Infância e à criação de ambientes inclusivos, seguros e de prevenção à violência infantil. Ele enfocará, mais especificamente, a meta ODS 16.2, que explicita o fim do abuso, da exploração, do tráfico e de todas as formas de violência e tortura contra crianças por meio do enfoque em ambientes de educação para a Primeira Infância (Early Childhood Education - ECE) e da prevenção à violência. Esta agenda global é particularmente pertinente diante de dados crescentes que demonstram as desigualdades profundas enfrentadas pela população jovem, em especial por aqueles em contextos de maior vulnerabilidade, acarretando, na maioria dos casos, a violação de seus direitos. As principais metas do projeto são: Equipe (CIESPI/PUC-Rio) Coordenação: Pesquisa: Assistentes de pesquisa: |
JOVENS EM AÇÃO NA CRIAÇÃO DE CIDADES INCLUSIVAS |
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Realização
Instituições parceiras
O objetivo do projeto “Jovens em ação na criação de cidades inclusivas” é contribuir para tornar as cidades mais inclusivas e permeáveis à participação ativa e ao desenvolvimento juvenil. A proposta se baseia em uma importante demanda dos jovens por melhores condições de vida no contexto urbano, onde residem. O projeto foi delineado com base em parcerias de pesquisa previamente estabelecidas e em iniciativas comunitárias existentes com um extenso histórico de engajamento com jovens no Brasil e na Índia. O envolvimento de adolescentes e jovens no desenvolvimento de políticas públicas é importante, tendo em vista os distintos desafios enfrentados por essa população, relacionados a urbanização, acesso a direitos, processos democráticos de participação social e, particularmente, no que tange a sua inserção produtiva. Com essas questões reconhecidas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU), este é um momento crucial para: (a) analisar criticamente as experiências dos jovens no que se refere à sua subsistência e (b) inovar e repensar como os jovens podem participar ativamente do processo de construção de políticas que buscam responder a esses desafios. Por meio de uma abordagem criativa e estratégica, incluindo o compartilhamento acessível dos resultados, a equipe de pesquisa envolverá jovens e adultos interessados em transformar políticas e práticas locais. Uma das metodologias adotadas inclui o intercâmbio de conhecimentos e experiências, em âmbito nacional e internacional, para subsidiar os jovens na construção de suas estratégias de inclusão e pertencimento. São necessárias perspectivas diversas e inovadoras para enfrentar os desafios que impedem que as cidades atinjam um desenvolvimento sustentável. Os parceiros na Índia e no Brasil desenvolveram, independentemente, abordagens socialmente inovadoras para engajar os jovens como parceiros na promoção da cidadania, visando a mitigação dos efeitos da pobreza e da desigualdade social e a construção de perspectivas para sua inserção produtiva. O projeto oferece a oportunidade de promover essas práticas, incorporando-as às ações locais, além de monitorar, avaliar e aprender em contextos que possibilitam uma maior aplicabilidade. Para atingir essas metas, o projeto irá incluir as seguintes ações ao longo de 12 meses:
Trata-se de um projeto empolgante, que apoia a construção de estratégias de inserção cidadã e produtiva para os jovens, tendo em vista cidades mais inclusivas. Para outras informações, consulte Shaping Youth Features Equipe (CIESPI/PUC-Rio) Coordenação: Irene Rizzini Equipe (Fórum Juventude Sul-Fluminense em Ação - FJSFA) Jovens:
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MONITORAMENTO DOS PROCESSOS DE PARTICIPAÇÃO INFANTIL EM POLÍTICAS E PROGRAMAS DE PROTEÇÃO À INFÂNCIA EM ÂMBITO INTERNACIONAL |
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Programa Institucional de Internacionalização - CAPES-PRINT- Edital no. 41/2017
No presente projeto, com apoio da CAPES, a proposta é ampliar o escopo de análise na América Latina e envolver outras parcerias na região. A pesquisa tem como objetivo analisar abordagens teóricas e metodológicas produzidas nos países latino-americanos sobre o direito à participação infantil e juvenil, principalmente no que se refere a sua implementação no âmbito dos programas de proteção e garantia de direitos. Uma de suas metas é subsidiar políticas e ações, em âmbitos nacional e internacional, levando-se em consideração as perspectivas de crianças, adolescentes e jovens e o incentivo a sua participação nos espaços onde decisões são tomadas sobre suas vidas. Acesse aqui a base de dados bibliográficos idealizada com o propósito de sistematizar e socializar as informações coletadas e facilitar o acesso à produção científica sobre o tema na América Latina no período de 2005 a 2019. Equipe Parcerias internacionais: CIESPI/PUC-Rio: Pesquisa: Base de Dados Bibliográficos:
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ENTRE A CASA, AS RUAS E AS INSTITUIÇÕES: CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA E AS INSTITUIÇÕES DE ACOLHIMENTO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO |
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CNE, Cientista do Nosso Estado – Nº Processo FAPERJ/CNE. E-26/202.812/2017 O projeto, realizado com o apoio da FAPERJ, sob a coordenação da professora Irene Rizzini, do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio e diretora do CIESPI/PUC-Rio tem como foco a análise da questão do acolhimento institucional destinado a crianças e adolescentes em situação de rua no Brasil, com um recorte sobre os serviços oferecidos no estado do Rio de Janeiro. A pesquisa, com duração de 3 anos, possibilitará desenhar a composição dos serviços de acolhimento institucional oferecidos para crianças e adolescentes em situação de rua no Brasil. Possibilitará, ainda, uma análise sobre as especificidades do estado do Rio de Janeiro, assim como a elaboração de subsídios para o aprimoramento das políticas, programas e ações relacionados ao tema em questão. O projeto está sendo desenvolvido em três frentes principais: 1 - Ampla revisão da produção acadêmica nacional, publicada entre 2000 e 2017, sobre o acolhimento institucional de crianças e adolescentes em situação de rua, bem como sua sistematização e análise. Equipe |
A CAPABILIDADE PARTICIPATÓRIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÕES DE RUA NO BRASIL |
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A pesquisa, coordenada pelo professor Daniel Pascal Stoecklin (Universidade de Genebra), em parceria científica com a professora Irene Rizzini (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), analisa como diferentes arranjos institucionais são conducentes a um grau de maior ou menor participação de crianças e adolescentes em situações de rua em centros de acolhida dedicados à sua proteção. A pesquisa almeja compreender os fatores constitutivos da capabilidade participatória das crianças e dos adolescentes, aqui definida como “a capacidade da criança de efetivamente participar na definição e concretização das escolhas que afetam a sua própria vida” (Stoecklin & Bonvin, 2014a, p. 66). Para este fim, a pesquisa desenvolve uma abordagem sobre capabilidade com foco nos fatores pessoais e sociais que convertem os direitos participativos da criança em uma real liberdade participatória. O projeto foi desenhado para ser desenvolvido no Brasil e na China, mas devido a dificuldades encontradas para sua realização na China, a pesquisa vem sendo realizada na Tailândia. Equipe Internacional Coordenação: Daniel Pascal Stoecklin, Universidade de Genebra, Centro Interdisciplinar dos Direitos da Criança. Equipe Brasil Coordenação: Irene Rizzini, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância. Apoio e parceria
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CENTRO LÚDICO ROCINHA - PONTO DE CULTURA |
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O Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha (mais conhecido como Centro Lúdico da Rocinha) é um Ponto de Cultura criado e desenvolvido através da parceria entre o CIESPI /PUC-Rio e profissionais e jovens da Rocinha, atuantes nas áreas da cultura, da educação e da saúde. Tem como objetivo construir, de forma coletiva, um espaço de discussão e ação que valorize a história, a memória, a cultura e a prática educacional da Rocinha, tendo a ludicidade e a liberdade de criação como eixos. O ano de 2019 marca o término do convênio com a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e avança em planejamentos de novas ações em diálogo com as instituições parceiras e com o Museu Sankofa – Memória e História da Rocinha. No ano de 2020, a necessidade de afastamento social decorrente da pandemia COVID-19 levou a equipe à suspensão temporária de suas ações de característica presencial. Por outro lado, as instituições parceiras no planejamento e no desenvolvimento das atividades – escolas públicas, espaços de saúde e Pontos de Cultura – igualmente se viram obrigadas a fecharem ou a se reinventarem. Em paralelo à atuação nos fóruns, a equipe do Centro Lúdico da Rocinha avaliou as possibilidades de elaboração de projetos de curta duração que não colocassem em risco os participantes. Em 2021 a equipe realizou uma série de lives sob o título Rocinha Brincante ontem e hoje. Os encontros virtuais contaram com a participação de jovens que ao longo de anos participaram ativamente das ações Centro Lúdico, bem como com artistas e profissionais atuantes na área da infância. As conversas destacaram a trajetória brincante do grupo e a importância da ludicidade no cotidiano compartilhado da Rocinha. Fotos e vídeos que marcam essa longa trajetória lúdica foram compartilhados. Visitem o link: https://www.youtube.com/channel/UC9J03s0viMopzp7nP1B5VsQ Visite o blog! Visite as exposições: Brinquedo: mensageiro das infâncias 2011 Ações
Equipe Coordenação: Irene Rizzini - PUC-Rio/DSS; CIESPI/PUC-Rio Articulação Político-Cultural: Antonio Carlos Firmino - CIESPI/PUC-Rio |
LUDICIDADE DA MEMÓRIA - PONTO DE MEMÓRIA |
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O CIESPI PUC-Rio tornou-se um Ponto de Memória em 2012 através do EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N° 9, de 13 DE OUTUBRO DE 2011 PRÊMIO PONTOS DE MEMÓRIA 2011. A partir de então, passou a desenvolver a linha de ação e pesquisa intitulada “Ludicidade da memória”. Ao longo dos anos, desenvolve diferentes atividades que promovem um diálogo permanente entre a memória e a ludicidade. A opção pela montagem de exposições tem sido o principal canal para a interação com o público, abordando diferentes temas. A participação na Rede de Pontos de Memória e na Rede de Museologia Social tem sido permanente. Visite o blog! Nos anos de 2019-2018, o projeto Ludicidade da Memória esteve em especial conexão com o projeto Rocinha Lúdica através da edição de quatro vídeos – Arautos Brincantes, Calangos Brincantes, Águas e militância política na Rocinha - e da criação do Estandarte “Siga o Sankofa”. Destaca-se, também, como importante linha de ação, a periódica montagem de exposições interativas, onde são expostos e manuseados suportes de memória de características audiovisual e brincante. Em 2020, as exposições foram suspensas e se encontram em processo de redimensionamento virtual. As realizações desse projeto contribuem com o enriquecimento do acervo do Museu Sankofa: Memória e História da Rocinha Equipe Coordenação: Irene Rizzini - PUC-Rio/DSS; CIESPI/PUC-Rio Histórico O projeto Ludicidade da Memória: práticas museais no Horto e na Rocinha objetiva compartilhar o percurso realizado pelo CIESPI através dos projetos Rede Brincar e Aprender e Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha, desenvolvidos em parceria com pessoas e instituições de quatro comunidades de baixa renda do Rio de Janeiro – Rocinha, Horto, Santa Marta e Mangueira de Botafogo. Destacamos que na Rocinha e no Horto as ações ligadas a brinquedotecas comunitárias desencadearam práticas museais que deram suporte para a criação do Museu Sankofa e do Museu do Horto. A intenção é valorizar um processo que vem aglutinando pessoas, histórias, práticas colaborativas e memórias que propiciaram a criação de um acervo de brinquedos, imagens, depoimentos e relatórios construídos na convivência com grupos locais.
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