A publicação que ora apresentamos traz alguns destaques do relatório “Adolescentes, jovens e mudanças climáticas no Brasil”, desenvolvido pelo Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância - CIESPI/PUC Rio. Seu objetivo é estimular adolescentes e jovens a se informar sobre o tema e agir em prol da justiça climática.
Justiça climática alinha debates sobre crise climática e justiça social, a partir do entendimento de que os impactos das mudanças climáticas afetam de forma desproporcional grupos mais vulnerabilizados e, por isso, sua mitigação depende de esforços equitativos, justos e com a inclusão das comunidades atingidas.
Nosso debate não é só sobre o meio ambiente. É sobre gente, sobre cada um de nós. É sobre ter responsabilidade e esperança. Porque cada atitude conta e, juntas, fazem a diferença para um mundo mais equilibrado e sustentável.
Este material foi desenvolvido no âmbito do estudo de caso “Que clima é esse? Juventudes pela justiça climática”, que conta com uma equipe intergeracional que busca abordar o tema de forma amigável, despertando o interesse dos mais jovens. A referida iniciativa faz parte da Parceria Internacional e Canadense sobre os Direitos das Crianças (ICCRP em inglês), coordenada, em âmbito internacional, pela professora Tara Collins (Toronto Metropolitan University/Canadá) e, no Brasil, pela professora Irene Rizzini (PUC-Rio/DSS/CIESPI/Brasil).
Acesse aqui o folder.
Saiba mais sobre o projeto.