Parceria Internacional e Canadense sobre os Direitos da Criança (ICCRP)



O projeto Parceria Internacional e Canadense sobre os Direitos da Criança (ICCRP) é coordenado internacionalmente pela professora Tara Collins (School of Child and Youth Care - Toronto Metropolitan University) e, no Brasil, pela professora Irene Rizzini (Departamento de Serviço Social - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Diretora-Presidente do CIESPI/PUC-Rio). Este projeto dá continuidade e amplia uma pesquisa internacional conduzida pela ICCRP entre os anos de 2015-2019, com foco sobre a participação infantil e juvenil no Canadá, Brasil, África do Sul e China.


O atual projeto, que será desenvolvido em sete anos, conta com a participação de 33 pesquisadores e 24 organizações parceiras, incluindo universidades, ONGs, instituições de direitos humanos e governos de diversos países. Participantes de vários grupos etários, inclusive representantes da população infantil e juvenil, atuarão juntos em conselhos consultivos com o objetivo de compreender de que forma parcerias intergeracionais podem contribuir para transcender as atuais barreiras para a efetivação dos direitos de crianças, adolescentes e jovens.


No Brasil, em parceria com o CIESPI/PUC-Rio, o projeto terá como foco a análise da participação cidadã de adolescentes e jovens na promoção e defesa de direitos. Serão analisadas as relações intergeracionais construídas em espaços de tomada de decisão e de incidência política, a fim de compreender os mecanismos e estratégias de participação da população jovem e seus desdobramentos no campo das políticas públicas. A proposta de pesquisa e ação contará com a parceria do Fórum Juventude Sul Fluminense em Ação (FJSFA-VR) e da Casa da Criança e do Adolescente, de Volta Redonda, e com a participação de jovens de 5 cidades do Sul Fluminense.


Apresentação geral (inglês) aqui.

Ações 2022

Ações 2021


Equipe (CIESPI/PUC-Rio)


Coordenação:

Irene Rizzini


Coordenação executiva:

Maria Cristina Bó


Pesquisa: 

Renata Mena Brasil do Couto

Carolina Terra


Assistentes de pesquisa:

Caroline Araujo

Lucas Almeida

Gustavo Gomes


Bolsista:

Priscila Alves (PIBIC/CNPq/DSS)


Consultoria:

Adriane Medina Celli


Tradução:

Mariana Menezes Neumann