O Projeto Primeira Infância Participativa e Inclusiva acaba de lançar o informe Se liga na Rocinha! nº 4


Entre os meses de abril e junho de 2021, a equipe do CIESPI/PUC-Rio entrevistou profissionais que atuam em diferentes tipos de creche na Rocinha, tendo como foco uma questão fundamental para o projeto Primeira Infância Participativa e Inclusiva: como fortalecer a educação infantil na comunidade?

A consulta foi uma oportunidade de diálogo sobre o atendimento nas creches antes e durante a pandemia de Covid-19, suas estratégias pedagógicas de inclusão das crianças e sua relação com as famílias. Também escutamos as/os profissionais sobre as formas de suporte financeiro e as condições de segurança dessas unidades de ensino.

Os dados foram coletados em meio ao processo de reabertura das creches, sob novas condições de funcionamento institucional e regras preventivas à disseminação do coronavírus. As orientações da saúde pública e o avanço da vacinação foram fundamentais para a reabertura.

No informe que ora apresentamos, elaborado por Eliane Gomes e Leandro Castro, os resultados dessa consulta são apresentados de acordo com os temas em destaque no projeto: participação, inclusão, segurança e, por fim, elementos que inspiram nossos próximos passos.

Acesse aqui o informe 4.

Acesse aqui os demais informes do projeto

Para conhecer mais sobre o projeto, clique aqui.