O CIESPI/PUC-Rio lança seu Caderno de Pesquisa e Políticas Públicas Nº 6 Contrastes: Infância e Cidade - metodologias de escuta e participação


Ao longo de seus mais de 30 anos de atuação, o CIESPI/PUC-Rio vem reafirmando a importância de desenvolver metodologias de escuta, diálogo e participação com diferentes atores sociais, entre eles, crianças de todas as idades. As várias esferas e redes de ação são pautadas pelo compromisso ético de respeito aos direitos de crianças, adolescentes e jovens. O texto foi elaborado por Cristina Laclette Porto, Nathercia Lacerda e Irene Rizzini.

Neste número do Caderno de Pesquisa e Políticas Públicas, as autoras refletem sobre a importância da criação de caminhos metodológicos que promovam e incluam a escuta e a participação de crianças no debate, na elaboração e na implementação de políticas públicas, no que diz respeito à construção e a (re)criação de cidades democráticas.

Essa publicação é parte de um projeto em desenvolvimento em parceria com a Universidade de Østfold, na Noruega, sob a coordenação do professor Trond Heitmann. O projeto Contrastes: Infância e Cidade - metodologias de escuta e participação surgiu da observação de fotografias que compuseram a exposição Crianças no Rio de Janeiro: Contrastes realizada pelo CIESPI/PUC-Rio e a Universidade de Østfold. A proposta é estruturar uma metodologia, por meio de experimentações com diversos grupos de crianças, utilizando elementos que acionam conversas e escuta participativa. A estratégia adotada tem como base a realização de oficinas de criação que partem de silhuetas de gestos de crianças, retiradas de fotografias, para que sejam desenvolvidos desenhos e relatos que revelem vivências e olhares sobre a cidade onde se habita. Até o presente 560 crianças entre 8 meses e 13 anos participarem das oficinas em diversas escolas do Rio de Janeiro.

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