Está no ar o informe Se liga na Rocinha! nº 5, uma iniciativa do projeto Primeira Infância Participativa e Inclusiva


No escopo do projeto Primeira Infância Participativa e Inclusiva, a equipe do CIESPI/PUC-Rio vem atuando na comunidade da Rocinha com o objetivo de contribuir para os debates, políticas e ações relacionados aos direitos de crianças de 0-5 anos. Nosso foco é ampliar suas oportunidades de educação, considerando os conceitos de inclusão, participação e segurança.

No informe “Se liga na Rocinha!” nº 5, apresentamos as ações que vêm sendo realizadas na comunidade, em parceria com atores locais. Desde o final de 2021, nosso carro chefe tem sido a formação de jovens moradores, visando aprimorar sua escuta para o desenvolvimento de atividades com crianças na Primeira Infância. Outra iniciativa em curso é a campanha em prol da vacinação de crianças de 5-11 anos contra a Covid-19. Considerando a importância do tema, já que a vacina é um direito e salva vidas, investimos na produção e distribuição de materiais informativos, na elaboração de postagens para as redes sociais e na utilização de meios de comunicação locais para atingir os mais diversos pontos da Rocinha, com o uso de carros de som e megafones.

Essas duas estratégias, assim como a pesquisa de campo, que inclui a consulta a mais de 80 moradores e/ou profissionais que atuam na comunidade, contam com o apoio de um grupo consultivo comunitário e de um grupo de seis jovens que participam das atividades promovidas junto às crianças. Esses atores-chave nos ajudam a definir caminhos e a alcançar famílias que moram em diversas áreas e possuem os mais diferentes perfis. Isso é muito importante para que nossas ações e reflexões respeitem a diversidade e apontem para a inclusão de todos os pequenos moradores da Rocinha.

Confira aqui o informe 5.

Acesse aqui os demais informes do projeto.

Para conhecer mais sobre o projeto, clique aqui.