Equipe do projeto “Participação e protagonismo juvenil no Brasil” chega a Barra do Piraí


11 de julho de 2023.


No dia 17 de junho de 2023, a equipe do projeto “Participação e protagonismo juvenil no Brasil: um estudo no Sul Fluminense do Rio de Janeiro”, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Barra do Piraí, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), a Secretaria de Assistência Social do Município, a Instituição de Acolhimento e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) estiveram presentes na sede APAE de Barra do Piraí, para o primeiro encontro com os adolescentes delegados do CMDCA. Esta é uma das iniciativas que vêm sendo conduzidas por 2 jovens, Lucas e Gustavo, com ampla experiência de atuação em Volta Redonda junto ao CMDCA/VR e no FJSFA (Fórum Juventude Sul Fluminense em Ação). O projeto, uma parceria entre o CIESPI/PUC-Rio e a Universidade Metropolitana de Toronto, no Canadá, tem como proposta a realização de atividades que visam escutar, informar e fortalecer a participação social de crianças, adolescentes e jovens em 5 cidades do Sul Fluminense. Este foi o primeiro de outros encontros que estão programados para serem realizados mensalmente.


A atividade em Barra do Piraí foi construída inteiramente pelos 2 jovens envolvidos no projeto, desde sua idealização, passando pelas negociações com a ex-conselheira do CMDCA, Cláudia Mello Gabriel, a atual presidente, Cristiane Carvalho, e a assistente social da APAE, Liége Ferrari Veloso. Além disso, propuseram uma metodologia adequada ao público infantil e adolescente. 


O encontro contou com a participação de 8 delegados da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Barra do Piraí. Inicialmente, Lucas e Gustavo indagaram as crianças e adolescentes presentes sobre suas percepções sobre a conferência. Estes destacaram a importância de terem a oportunidade de propor melhorias para a cidade e para a escola, abordando aspectos como alimentação, infraestrutura e pessoal.


Em seguida, os participantes expuseram suas visões sobre as mudanças que desejavam para suas escolas, bairros, cidade e país. Entre as questões abordadas, destacam-se a necessidade de melhorias na infraestrutura, segurança, higiene e alimentação nas instituições de ensino. Além disso, foram discutidas melhorias das atividades oferecidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) municipal, no qual são usuários, com o desejo de ampliar as opções de recreação. Também foi ressaltada a importância de melhorar a infraestrutura da Instituição de Acolhimento do município, como a disponibilização de mais brinquedos. Além disso, houve o anseio por um maior número de praças para que as crianças e adolescentes possam frequentar, principalmente na região em que residem, distante do centro da cidade.


Lucas e Gustavo estimularam ativamente as crianças e os adolescentes presentes a participarem como conselheiros no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do município, bem como a implementação de grêmios estudantis nas escolas. Eles os encorajaram a buscar presença e envolvimento em outros espaços que promovam seu protagonismo político e social, visando assegurar a plena garantia de seus direitos.


E há outras iniciativas sendo desenvolvidas no Sul Fluminense. Os jovens à frente do projeto estão em contato com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Barra Mansa, realizaram dois encontros com os delegados da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pinheiral e organizaram atividades de formação em duas escolas municipais de Volta Redonda. Em breve traremos novidades sobre essas iniciativas. Acompanhem!


Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.



Equipe do CIESPI/PUC-Rio e profissionais de Barra do Piraí que apoiaram a organização do encontro.



Lucas e Gustavo, jovens pesquisadores do projeto, conduzindo a atividade.