Conheça a nova etapa da pesquisa “Participação e protagonismo juvenil no Brasil: um estudo no Sul-Fluminense do Rio de Janeiro”




O projeto Parceria Internacional e Canadense sobre os Direitos da Criança (ICCRP) tem como principal objetivo analisar de que forma parcerias intergeracionais podem contribuir para transcender as atuais barreiras para a efetivação dos direitos de crianças, adolescentes e jovens. Ele é coordenado internacionalmente pela professora Tara Collins (Toronto Metropolitan University) e, no Brasil, pela professora Irene Rizzini (PUC-Rio/DSS/CIESPI). Por aqui, este projeto vem sendo desenvolvido pela equipe do CIESPI/PUC-Rio em quatro frentes principais, sendo a pesquisa “Participação e protagonismo juvenil no Brasil” uma delas.


Construído em parceria com jovens moradores da região, este estudo em curso no Sul-Fluminense acaba de dar início a uma nova fase em 2023. Depois de realizarmos um mapeamento de organizações relacionadas à participação infantil e juvenil e entrevistarmos jovens ativistas, demos início ao planejamento das ações derivadas dessas primeiras consultas exploratórias.


Nossa proposta é construir parcerias locais para estimular a ampliação do envolvimento de crianças, adolescentes e jovens em discussões e ações relacionadas aos seus interesses e vivências. Nosso plano é nos aproximarmos de escolas, conselhos de direitos, grupos de jovens, entre outros atores-chave, visando colaborar com eles e identificar as estratégias mais adequadas para ampliar a participação infantil e juvenil.

Convidamos os leitores a conhecer o projeto e suas diferentes frentes de ação, clicando aqui.