Caderno 12 de Pesquisa & Políticas Públicas do CIESPI/PUC-Rio traz destaques de projeto em curso na Rocinha/RJ


6 de dezembro de 2022.




Desde o início de 2020, a equipe do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância vem trabalhando no projeto internacional Primeira infância participativa e inclusiva: ampliando oportunidades de educação de crianças em contextos de vulnerabilidade. Através de articulações com atores locais, realizamos pesquisas e ações na Rocinha, Rio de Janeiro/RJ, visando contribuir para a ampliação das oportunidades de educação de crianças de 0-5 anos de idade com base nos princípios de inclusão, participação e segurança. 


No recém-lançado Caderno 12 de Pesquisa & Políticas Públicas do CIESPI/PUC-Rio, Eliane Gomes, Leandro Castro e Renata Mena Brasil do Couto trazem destaques da pesquisa de campo em curso na comunidade. A coleta de dados foi iniciada em novembro de 2021, através de entrevistas semiestruturados, junto a pais, mães e outros responsáveis moradores da Rocinha. Eles/as foram perguntados/as sobre a educação dos pequenos, tendo como referência aqueles com idades entre 0 e 5 anos. A grande maioria das entrevistas foi realizada com famílias cujas crianças frequentam creches ou pré-escolas, sejam elas públicas, conveniadas ou particulares. Algumas famílias ilustraram os desafios de cuidar daqueles que não frequentam instituições de educação e daqueles com deficiências. 


Destacamos que as famílias revelaram considerar importante se fazer presente e interagir e ouvir seus filhos, ainda que as condições objetivas e subjetivas de cada uma possa limitar ou criar oportunidades para que isso aconteça: 


“(...) Eles têm voz. Eles precisam ser ouvidos. Eles precisam também ser respeitados. E a gente tem que correr atrás como adultos pra favorecer isso."

 Com criatividade, os/as entrevistados/as revelaram também esforços para fortalecer vínculos com as instituições de educação infantil e com a comunidade onde vivem, ainda que tenha ficado evidente que a presença limitada do Estado na Rocinha, no que diz respeito à oferta de políticas de atenção em educação, saúde e assistência social, por exemplo, impacte negativamente o território e prejudique o desenvolvimento das crianças. 


Importante acrescentar que seguiremos consultando outros atores-chave da comunidade sobre o tema, adotando inclusive metodologias de escuta voltadas especificamente para crianças na Primeira Infância. Consultaremos também especialistas e gestores nos níveis municipal, estadual e nacional, visando compreender os desafios para a educação das crianças de 0-5 anos e apoiar ações articuladas voltadas para a ampliação e a melhoria das oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento dos pequenos moradores da Rocinha. Fiquem ligados nas nossas próximas publicações!

 

Acesse aqui o Caderno 12 de Pesquisa & Políticas Públicas.

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