3 de novembro de 2025.
![]()
Está no ar a base de dados bibliográficos “Crianças, Adolescentes, Jovens e Mudanças Climáticas – Produção Acadêmica Nacional e Internacional (2020-2024)”, desenvolvida no âmbito do projeto “Participação cidadã: população infantil e juvenil em foco”, coordenado pela professora Irene Rizzini (PUC-Rio/DSS/CIESPI), com o apoio da FAPERJ (CNE - Processo E-26/201.113/2022). Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.
Essa base reúne 142 artigos acadêmicos publicados em português e 296 em inglês, entre 2020 e 2024. Seu objetivo é mapear e analisar as tendências recentes da produção científica abordando temas como mudanças climáticas, justiça climática, educação ambiental, direitos, participação e impactos socioambientais.
Junto com ela, lançamos uma série de boletins cujo objetivo é compreender o debate atual que conecta crianças, adolescentes e jovens às mudanças climáticas e seus impactos. A série se baseia em artigos acadêmicos e relatórios de pesquisa produzidos por organizações brasileiras, internacionais e multilaterais, também disponíveis para baixar na referida base.
O primeiro deles aborda a questão das mudanças climáticas e da justiça climática; o segundo versa sobre educação ambiental; e o terceiro reflete como diferentes temas relacionados a esses debates são tratados por organizações governamentais e não governamentais, nacionais e internacionais.
Toda essa produção se conecta ao estudo de caso “Que clima é esse? Juventudes pela justiça climática”, que faz parte da “Parceria Internacional e Canadense sobre os Direitos das Crianças” (ICCRP em inglês), coordenada, em âmbito internacional, pela professora Tara Collins (Toronto Metropolitan University/Canadá) e, no Brasil, pela professora Irene Rizzini (PUC-Rio/CIESPI/Brasil). Nele, buscamos abordar o tema das mudanças climáticas de forma acessível, despertando o interesse dos mais jovens. Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.
Estes produtos têm como base a pesquisa “Adolescentes, Jovens e Mudanças Climáticas no Brasil”, coordenada pela professora Irene Rizzini (PUC-Rio/DSS/CIESPI), com o apoio da Fundação José Luiz Egydio Setúbal e da Nova Institute for Health, e com a parceria da Associação Cidade Escola Aprendiz. O documento analisa entrevistas realizadas com 200 estudantes, de escolas públicas e privadas, com idades entre 12 e 18 anos, de todas as regiões do país, para compreender como eles pensam e agem em relação ao tema.
![]()