A equipe do projeto “Participação e protagonismo juvenil no Brasil: um estudo no Sul Fluminense do Rio de Janeiro” está em ação


23 de maio de 2023.


No último dia 10 de maio, a equipe do projeto “Participação e protagonismo juvenil no Brasil: um estudo no Sul Fluminense do Rio de Janeiro”, em parceria com o Fórum Juventude Sul Fluminense em Ação e a Casa da Criança, esteve presente na Escola Municipal Rubens Machado, localizada em Volta Redonda, para a realização de atividades que visam escutar, informar e fortalecer a participação social de crianças, adolescentes e jovens na cidade. Essa foi a primeira de uma série de sete visitas programadas.


A atividade foi construída inteiramente pelos jovens envolvidos no projeto, desde sua idealização, passando pelas negociações com a direção, até sua proposta de metodologia, adequada ao público estudantil. Duas atividades principais foram realizadas. O desenho de uma mão permitiu que os participantes escrevessem e discutissem o que mudariam em sua escola, bairro, cidade e país. Eles também puderam abordar o que não gostariam que fizessem com seus corpos através de uma metodologia chamada de semáfaro lúdico. Além de dialogar sobre os direitos e os espaços disponíveis para serem ocupados pelas crianças e adolescentes, a pedido da diretoria da escola, a atividade se antecipou ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual, celebrado em 18 de maio.


Dinâmica do semáforo

                     Dinâmica da mão                                                       

Foram mais de 290 participantes, de oito turmas, no período da manhã e da tarde. Através das dinâmicas orientadas, mas que respeitaram as diferentes formas de participação dos alunos, emergiram questões como: o excesso de lixo no bairro; as portas e janelas quebradas na escola, que não garantem segurança; e a abordagem violenta e repentina da polícia aos adolescentes. Temas mais delicados, como a violência intrafamiliar e os toques indesejados de colegas em sala de aula, também emergiram e foram encaminhados com o apoio de educadores e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente local. Nesses casos, é fundamental contar com uma equipe experiente e com parceiros capazes de oferecer suporte aos participantes.


Ao final da atividade, emergiu a proposta de que o material produzido pelas crianças e adolescentes fosse exposto nos murais da própria instituição para que os demais membros do corpo estudantil pudessem acessar e para que os importantes debates se mantivessem vivos a partir de iniciativas próprias dos alunos e educadores da Escola. 


O projeto “Participação e protagonismo juvenil no Brasil: um estudo no Sul Fluminense do Rio de Janeiro” é uma parceria entre a Toronto Metropolitan University (Canadá) e o CIESPI/PUC-Rio (Brasil). Ele tem como objetivo analisar relações e práticas intergeracionais que podem contribuir para a construção de caminhos que permitam que as demandas de crianças, adolescentes e jovens cheguem até o Estado, se transformando em políticas públicas e leis adequadas as suas necessidades. Através dessa “Parceria Internacional e Canadense sobre os Direitos da Criança”, coordenada internacionalmente pela professora Tara Collins (Toronto Metropolitan University) e, no Brasil, pela professora Irene Rizzini (PUC-Rio/CIESPI), outras iniciativas vêm sendo desenvolvidas no Sul Fluminense. Os jovens envolvidos no projeto estão em contato com os Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente de Barra Mansa e Barra do Piraí, e já realizaram um primeiro encontro com os delegados da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pinheiral. Em breve traremos novidades sobre essas iniciativas. Acompanhem!


Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.


Lucas e Gustavo, jovens integrantes do projeto e do FJSFA, orientam as atividades

Adolescentes elaboram seus cartazes