Exposição E. M. Luiz Delfino - 2016


O CIESPI/PUC-Rio propôs, em 2016, à direção da EM Luiz Delfino a realização de oficinas de criação tendo como ponto de partida fotografias que compõem a exposição Crianças no Rio de Janeiro: Contrastes, realizada através de uma parceria com a Universidade de Østfold, na Noruega.


As oficinas de desenho tiveram como ponto de partida silhuetas de crianças retiradas das matrizes fotográficas, sem os cenários onde elas se inserem. 




A partir das silhuetas, os participantes imaginaram o cenário, evidenciando sua perspectiva em relação aos ambientes da cidade e aos espaços em que habitam e transitam, formando um panorama com diferentes olhares sobre a cidade e os espaços urbanos. 


As oficinas se constituíram em momentos de ouvir as crianças em suas observações sobre as semelhanças, diferenças, surpresas, discordâncias e propostas com relação ao vivenciado. 


Ouvir o que as crianças desejam é fundamental para a efetivação de ações que priorizem aspectos fundamentais para que a infância seja vivida de forma plena.