Exposição E. D. Julia Kubitschek


Em 2017, o CIESPI/PUC-Rio propôs à direção do EDI Julia Kubitschek a realização de oficinas de criação tendo como ponto de partida fotografias que compõem a exposição Crianças no Rio de Janeiro: Contrastes, realizada através de uma parceria com a Universidade de Østfold, na Noruega.


As oficinas de desenho foram realizadas a partir de matrizes fotográficas pré-produzidas que mostraram crianças e ocultaram os cenários onde elas se inserem. A partir da interação com a silhueta das crianças retratadas por fotógrafos, os participantes imaginaram o que havia em volta, evidenciando sua perspectiva em relação aos ambientes da cidade e aos espaços em que habitam e transitam: um panorama com diferentes olhares infantis sobre a cidade e os espaços urbanos. As oficinas foram também uma oportunidade de ouvir as observações das crianças sobre semelhanças, diferenças, surpresas, discordâncias e propostas com relação ao vivenciado. Ouvir o que elas desejam é fundamental para a efetivação de ações que priorizem aspectos fundamentais para que a infância seja vivida de forma plena.


A exposição amplia olhares e observações, contrastando o olhar dos fotógrafos e o olhar das crianças. O material expositivo conta com as fotos originais clicadas pelos fotógrafos profissionais e com as releituras elaboradas nas oficinas de criação de imagens que revelaram outras formas de ver e sentir a cidade.