Centro Lúdico Rocinha - Ponto de Cultura


O Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha (mais conhecido como Centro Lúdico da Rocinha) é um Ponto de Cultura criado e desenvolvido através da parceria entre o CIESPI/PUC-Rio – Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância – e profissionais e jovens da Rocinha, atuantes nas áreas da educação e da cultura. Tem como objetivo construir, de forma coletiva, um espaço de discussão e ação que valorize a história, a memória, a cultura e a prática educacional da Rocinha, tendo a ludicidade e a liberdade de criação como eixos.


Configura-se como um espaço de apoio e fomento para a ampliação das lutas pela implementação de políticas públicas que respondam às diferentes realidades e necessidades sociais, e que interfiram de forma direta ou indireta na formação e desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens.


Desde 2005 faz parte da rede do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura. Com participação ativa no Fórum dos Pontos de Cultura do Rio de Janeiro, atua no sentido da valorização das práticas cotidianas, enquanto produtoras de ações coletivas desenvolvidas com base na solidariedade, que possam influenciar políticas que respondam às questões locais e também da cidade como um todo. 


Em 2023, fomos certificados pelo Ministério da Cultura como Ponto de Cultura. 


Nessa rede nacional, atua para que a política de cultura seja integrada com as demais áreas, seja contínua e que tenha alcance e impacto mais amplos, contemplando a defesa e a garantia dos direitos.


Visitem o canal do youtube do projeto.

 

Visite o blog!

 

A potência dos objetos Lúdicos


Uma das marcas do Centro Lúdico da Rocinha é seu versátil acervo de objetos lúdicos. Ao longo dos anos, a potência desse acervo multiplica usos como um vetor de processos coletivos criadores e como espaços de escuta e debate.

Um exemplo é o Arco-Íris de Brincar. Em 2023, um encontro da equipe CIESPI/PUC-Rio com representantes de instituições de Educação da Rocinha enfatizou o brincar como eixo formador e espaço impulsionador de escuta de crianças. Na ocasião, cada educador recebeu uma Sacola Lúdica contendo esse brinquedo.


 

 

Ações


Ações 2021-2023

Ações 2020

Ações 2018_2019

Ações 2017

Ações 2016

Histórico



Visite as exposições:

 

Objetos lúdicos 2017

 

Narrativas lúdicas 2017

 

Rocinha lúdica 2016

 

Brinquedo: mensageiro das infâncias 2011

 

Brinquedo vira rua, rua vira brinquedo. A rua que queremos. A cidade que queremos. A criança e a cidade 2011

 

 

Equipe

 

Coordenação: Irene Rizzini - PUC-Rio/DSS; CIESPI/PUC-Rio
Coordenação executiva: Maria Cristina Bó - CIESPI/PUC-Rio
Coordenação técnica: Nathercia Lacerda - CIESPI/PUC-Rio


Articulação Político-Cultural: Antonio Carlos Firmino - CIESPI/PUC-Rio
Mediação Cultural Rocinha: Maria da Paz Macedo Pereira
Mediação Cultural Rocinha: Maria Marta Diniz da Silva