Centro Lúdico Rocinha - Ponto de Cultura



O Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha (mais conhecido como Centro Lúdico da Rocinha) é um Ponto de Cultura criado e desenvolvido através da parceria entre o CIESPI /PUC-Rio e profissionais e jovens da Rocinha, atuantes nas áreas da cultura, da educação e da saúde. Tem como objetivo construir, de forma coletiva, um espaço de discussão e ação que valorize a história, a memória, a cultura e a prática educacional da Rocinha, tendo a ludicidade e a liberdade de criação como eixos.

 

O ano de 2019 marca o término do convênio com a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e avança em planejamentos de novas ações em diálogo com as instituições parceiras e com o Museu Sankofa – Memória e História da Rocinha.

 

No ano de 2020, a necessidade de afastamento social decorrente da pandemia COVID-19 levou a equipe à suspensão temporária de suas ações de característica presencial. Por outro lado, as instituições parceiras no planejamento e no desenvolvimento das atividades – escolas públicas, espaços de saúde e Pontos de Cultura – igualmente se viram obrigadas a fecharem ou a se reinventarem.


Diante desse cenário inesperado e inusitado, o conjunto de profissionais da área da cultura, a partir de seus fóruns e organizações, acionou as representações das secretarias de cultura no sentido de viabilizar a alocação de verbas públicas através de editais que pudessem, de forma ágil, oferecer o suporte necessário aos trabalhadores da cultura. Essa mobilização foi geradora da Lei Aldir Blanc a partir da qual vários editais foram abertos.


Em paralelo à atuação nos fóruns, a equipe do Centro Lúdico da Rocinha avaliou as possibilidades de elaboração de projetos de curta duração que não colocassem em risco os participantes.


Aprovada na área da Cultura da Infância através do Edital Todas as Artes, a proposta Rocinha Brincante Ontem e Hoje será realizada nos primeiros meses de 2021.


Em 2021 a equipe realizou uma série de lives sob o título Rocinha Brincante ontem e hoje.  Os encontros virtuais contaram com a participação de jovens que ao longo de anos participaram ativamente das ações Centro Lúdico, bem como com artistas e profissionais atuantes na área da infância. As conversas destacaram a trajetória brincante do grupo e a importância da ludicidade no cotidiano compartilhado da Rocinha. Fotos e vídeos que marcam essa longa trajetória lúdica foram compartilhados.


Visitem o link: https://www.youtube.com/channel/UC9J03s0viMopzp7nP1B5VsQ

 

Visite o blog!

 

 

Visite as exposições:

 

Objetos lúdicos 2017

 

Narrativas lúdicas 2017

 

Rocinha lúdica 2016

 

Brinquedo: mensageiro das infâncias 2011

 

Brinquedo vira rua, rua vira brinquedo. A rua que queremos. A cidade que queremos. A criança e a cidade 2011

 

Ações


Ações 2020

Ações 2018_2019

Ações 2017

Ações 2016

Histórico

 

 

Equipe

 

Coordenação: Irene Rizzini - PUC-Rio/DSS; CIESPI/PUC-Rio 
Coordenação executiva: Maria Cristina Bó - CIESPI/PUC-Rio
Coordenação técnica: Nathercia Lacerda - CIESPI/PUC-Rio


Articulação Político-Cultural: Antonio Carlos Firmino - CIESPI/PUC-Rio
Mediação Cultural Rocinha: Lucas Pablo Silvestre de Oliveira
Mediação Cultural Rocinha: Maria da Paz Macedo Pereira 
Mediação Cultural Rocinha: Maria Marta Diniz da Silva