TÔ GRÁVIDA, E AGORA? VOZES DE JOVENS EM CONTEXTOS DE VULNERABILIDADE



O projeto é desenvolvido com apoio da Associação Beneficente São Martinho

 

O projeto “Tô grávida, e agora?” teve início no segundo semestre do ano de 2016, após uma série de atividades realizadas pelo CIESPI/PUC-Rio incluindo a organização do seminário “Maternidade Adolescente e Jovem no Contexto das Ruas” (abril de 2016) e a publicação do boletim de pesquisa “Gravidez na adolescência e maternidade no contexto das ruas” (junho de 2016). Baseado em uma parceria de muitos anos entre o CIESPI/PUC-Rio e a Associação Beneficente São Martinho, o projeto foi intitulado, inicialmente, de “Gravidez e Maternidade de Adolescentes e Jovens em Situação de Rua”. Entre setembro e outubro de 2016, organizamos encontros com adolescentes grávidas e/ou mães com trajetórias de vida nas ruas, visando entender um pouco mais de sua realidade e ouvir suas demandas.


Em paralelo a este movimento, a Rede Rio Criança (em parceria com a ONG Kyio e o Ponto de Cultura Madame Satã) lançou o concurso audiovisual “Posso Falar?”, com o objetivo de sensibilizar para as questões relacionadas ao contexto das ruas e estimular a participação das crianças e adolescentes. Assim, surgiu a ideia de produzirmos um vídeo contando um pouco da experiência de vida das meninas. À época, utilizamos a pergunta geradora/provocadora: “Tô grávida, e agora?”. Esta pergunta tornou-se o nome do filme, que alcançou o primeiro lugar no referido concurso, e também se tornou o nome do projeto, a partir de então.


Dando seguimento as atividades realizadas, na Fase II reunimos um grupo de jovens mães em contextos de vulnerabilidade social para conversar sobre experiências de gravidez e maternidade. Através de oficinas semanais, realizadas durante três meses, foi possível escutar suas demandas, disponibilizar informações sobre o tema e pensar estratégias de acesso a direitos e cuidados em saúde.


Alguns dos temas abordados foram: “Gênero e Afetividade”; “Educar sem Violência”; “Exercício da Maternidade e da Paternidade”; “Conflito com a Lei”; “Exercendo Direitos”; “Saúde da Mulher”; “Aleitamento”; “Primeiros Cuidados”; e “Sexo e Drogas”. As rodas de conversa foram pensadas de modo a estimular a participação das jovens nos debates e foram permeadas por dinâmicas e pela exibição de pequenos vídeos.


A Fase III do projeto Tô grávida, e agora? Vozes de jovens em contextos de vulnerabilidade é uma etapa de pesquisa que tem como objetivo principal pesquisar e analisar o perfil das adolescentes e jovens mulheres (12-24 anos) em situação de rua atendidas pela Associação Beneficente São Martinho nas regiões da Lapa e do Centro do RJ. Os objetivos específicos são:


1) Levantar o perfil das ocupações e dos locais de abordagem atendidos pela São Martinho;
2) Levantar o perfil das adolescentes e jovens (12-24 anos) moradoras desses locais;
3) Analisar demandas relacionadas ao universo da gravidez e da maternidade.

A coleta de dados acontecerá entre os meses de outubro e novembro de 2018 e a previsão é de que os primeiros resultados sejam publicados no primeiro semestre de 2019.
Essa é uma iniciativa importante já que reunirá informações, principalmente, sobre adolescentes e jovens que moram nas ocupações e invasões existentes nas regiões centrais da cidade, sobre as quais dispomos de poucas ou quase nenhuma informação.
Em 25 de setembro de 2018, aconteceu o curso de treinamento dos educadores sociais e outros profissionais que atuarão na pesquisa de campo da terceira fase do projeto.


Ações 2019

Ações 2018

Ações 2016 - 2017


Equipe


Coordenação
Irene Rizzini (DSS/PUC-Rio; CIESPI/PUC-Rio)
Lucimar Correa (Associação Beneficente São Martinho)


Coordenação executiva: Maria Cristina Bó (CIESPI/PUC-Rio)


Assistente de coordenação executiva: Claudia Mendes - CIESPI/PUC-Rio


Pesquisa
Renata Brasil (CIESPI/PUC-Rio)
Juliana Batistuta Vale (CIESPI/PUC-Rio)


Técnico de referência (Serviço Social)
Diego de Bem (Associação Beneficente São Martinho)