SACOLA LÚDICA NA ROCINHA


No período entre 2014 e 2015, foi proposta uma brinquedoteca itinerante, onde jovens brincantes percorreram creches comunitárias, levando uma sacola lúdica com brinquedos artesanais. Através de encontros lúdicos, que envolveram também educadores e familiares, foram compartilhadas brincadeiras passadas de geração em geração, brinquedos artesanais confeccionados com materiais simples do cotidiano, histórias de tradição oral, histórias autorais, manuseio de objetos lúdicos, cantorias, poesias. Esses materiais possibilitaram a configuração de espaços exploratórios e experimentais para expansão da investigação sobre o cotidiano da primeira infância na Rocinha.


Objeto Lúdico e livreto

Essa itinerância foi proposta a partir da experiência de criação de um brinquedo/objeto lúdico (período outubro-dezembro de 2011) que se desenhasse e se criasse a partir da interação entre mães, educadoras e bebês com o acervo do Centro Lúdico. O novo brinquedo surgiu passo a passo impregnado de sutilezas e movimentos conjuntos que refletiram a singularidade do grupo. O processo de criação do brinquedo aconteceu em três encontros de brincar, “curiosar” e inventar. Jovens atuantes no Centro Lúdico da Rocinha, acompanhadas por um membro da equipe do CIESPI, foram as dinamizadoras dos encontros que uniram mães, educadoras e bebês na creche da União das Mulheres Pró Melhoramentos da Roupa Suja. Os movimentos de interação com os brinquedos do acervo do Centro Lúdico foram observados e compartilhados sugerindo novas configurações e formas. As observações levaram a um esboço de brinquedo que sintetizou a vivência experimental.

O brinquedo criado se configura como um canal de conexão com outros grupos similares, acionando espaços exploratórios e experimentais para expansão da investigação sobre o cotidiano da primeira infância na Rocinha. Importante ressaltar a especial atenção à acessibilidade do brinquedo podendo ele ser manuseado por qualquer pessoa seja quais forem suas características e condições.

As fotos disponibilizadas flagram momentos dos encontros de brincar e da entrega do brinquedo confeccionado a partir dessa convivência. Um livreto foi produzido para divulgar essa iniciativa.


Veja fotos.


Período: 2010 e 2015


Equipe


Coordenação: Irene Rizzini - PUC-Rio/DSS; CIESPI/PUC-Rio 


Coordenação executiva: 
Maria Cristina Bó - CIESPI/PUC-Rio


Articulação comunitária

Antônio Firmino - CIESPI/PUC-Rio
Evelin Macedo Pereira - CIESPI/PUC-Rio
Marília dos Santos Silva - CIESPI/PUC-Rio
Nathercia Lacerda - CIESPI/PUC-Rio
Priscila Batista dos Santos - CIESPI/PUC-Rio
Thaís Diniz da Silva - CIESPI/PUC-Rio