INFÂNCIA EM NÚMEROS


Esta seção apresenta dados de mudanças ao longo do tempo que são essenciais para o entendimento da condição das crianças no Brasil. Os dados provêm dos censos mais recentes, de 2000 e de 2010, bem como da PNAD/IBGE (Pesquisa Nacional de Domicílios), entre 2004 e 2014.


O CIESPI considera vital o uso de todos os tipos de dados para o entendimento da condição de crianças e adolescentes no Brasil. Os dados também têm importância crítica para subsidiar a formulação de políticas públicas que proporcionem a essas crianças e adolescentes a oportunidade de se desenvolverem integralmente, como estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente. Nesse sentido, o CIESPI apresenta uma base de dados atualizada, com um conjunto de indicadores sobre as crianças no Brasil, mostrando as mudanças no bem-estar dessas crianças e adolescentes no período de dez anos.


Dados demográficos sobre a condição de crianças, adolescentes e suas famílias representam uma importante informação contextual para a análise de como aprimorar as políticas públicas que têm como alvo essas populações. Esses dados ressaltam a escala dos problemas e os grupos específicos de crianças, adolescentes e famílias mais afetados por questões particulares. Quando comparamos esses dados ao longo de, por exemplo, um período de dez anos, obtemos um quadro claro sobre as áreas em que as condições melhoraram e as áreas que ainda necessitam de atenção urgente. Dados desse tipo são importantes para o público interessado, entre eles profissionais do campo da mídia, de organizações governamentais, formuladores, gestores e executores de políticas públicas, assim como para o setor privado, organizações sem fins lucrativos, pesquisadores e estudantes.


O CIESPI vem trabalhando em parceria com o Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, responsável pelo desenvolvimento do sistema Data Zoom que disponibiliza pacotes em Stata para a leitura dos microdados das pesquisas domiciliares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse sistema simplifica muito o processo de obtenção de dados específicos como os microdados do IBGE. Desta forma, foram gerados dados de mudanças ao longo do tempo sobre indicadores-chave do bem-estar de crianças de 0-8 anos no Brasil. Nesta seção atualizada, há dados provenientes dos censos brasileiros de 2000 e de 2010, bem como da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD/IBGE). O Censo, que realiza a contagem de todas as pessoas de dez em dez anos, tem a vantagem de permitir análises mais detalhadas. A Pesquisa Nacional de Domicílios, que abrange um número muito menor de pesquisados, mas procura maximizar a probabilidade de ser representativa de todos, tem a vantagem de ser recente e é baseada em uma amostra da população a cada ano.


A equipe do CIESPI lançou em 2016 a série Boletins de Pesquisa e Políticas Públicas e alguns boletins baseados nos dados já estão disponíveis na página eletrônica do CIESPI, no item publicações.