CONHECER PARA CUIDAR




Edital de Chamamento Público CONANDA/MDH 001/2017

 

O presente projeto tem como objetivo realizar um levantamento de dados quantitativos e qualitativos sobre crianças e adolescentes em situação de rua e em acolhimento institucional com trajetória de vida nas ruas, tendo como referência as dezessete cidades brasileiras com mais de 1 milhão de habitantes. São elas: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba, Recife, Porto Alegre, Belém, Goiânia, Guarulhos, Campinas, São Luís, São Gonçalo e Maceió.

Para tanto, o projeto realizará três pesquisas complementares:
1) Levantamento nos serviços públicos e privados que atendem crianças e adolescentes em situação de rua;
2) Levantamento do perfil amostral de crianças e adolescentes em situação de rua;
3) Levantamento do perfil amostral de crianças e adolescentes em serviços de acolhimento institucional, com trajetória de vida nas ruas.

Além da pesquisa de campo, o projeto reunirá em um grupo de trabalho organizações especialistas no acolhimento institucional de crianças e adolescentes em situação de rua, para, a partir da Resolução n° 001/2016 CONANDA/CNAS, formular um guia metodológico e de boas práticas para subsidiar as equipes profissionais nas unidades de acolhimento institucional que atendem essa população.
Com isso, visamos colaborar na construção de subsídios para a qualificação dos fluxos de atendimento e a elaboração de estratégias de articulação entre os operadores do Sistema de Garantia de Direitos no atendimento a esta população, contribuindo para o desenvolvimento, a implementação e o monitoramento de políticas públicas.
Este projeto trata-se de uma parceria com a Associação Beneficente O Pequeno Nazareno, que atende crianças e adolescentes em situação de rua em Fortaleza, Recife e Manaus com serviços de abordagem social de rua, acolhimento institucional e trabalho de fortalecimento de vínculos. Esta é uma das organizações cofundadoras da Campanha Nacional Criança Não é de Rua, atuante desde 2005.


Relatório final

Ações 2020

Ações 2019

 Ações 2018


Equipe


Coordenação Projeto: Manoel Torquatto (OPN/Fortaleza-CE)


Coordenação Pesquisa: Irene Rizzini (DSS/PUC-Rio; CIESPI/PUC-Rio)


Coordenação Executiva: Maria Cristina Bó (CIESPI/PUC-Rio)


Assistente de coordenação executiva: Claudia Mendes (CIESPI/PUC-Rio)


Pesquisa
Renata Brasil (CIESPI/PUC-Rio)
Juliana Batistuta Vale (CIESPI/PUC-Rio)