Veja o programa do Seminário Internacional No "melhor interesse de quem? Infâncias, crianças e a política internacional de proteção


Estão encerradas as inscrições para o Seminário Internacional No "melhor interesse” de quem? Infâncias, crianças e a política internacional de proteção.

Veja abaixo a programação do seminário.

Conferência Internacional celebra 30 anos da Convenção dos Direitos da Criança Na PUC-Rio Parceria entre o Departamento de Serviço Social, o Instituto de Relações Internacionais e o Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI/PUC-Rio)

Em 2019, serão celebrados os 30 anos da adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas. Essa convenção teve um profundo impacto em todos os países ao reconhecer crianças e adolescentes como “sujeito de direitos”. Desde então, estes passam a ocupar um papel crescente na agenda política internacional.

Nesse contexto, o Instituto de Relações Internacionais e o Departamento de Serviço Social, em parceria com o Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI), estão organizando uma conferência internacional com o objetivo de discutir dimensões teóricas e práticas do sistema internacional de proteção infantil. O evento será realizado na PUC-Rio entre os dias 20 e 22 de maio de 2019.

A conferência reunirá acadêmicos e organizações intergovernamentais e da sociedade civil, a fim de estimular e promover debates entre diferentes narrativas e perspectivas sobre o tema, tais como avanços, desafios e retrocessos no campo dos direitos das crianças e seus limites, a militarização da infância, (i)mobilidade, o dia-a-dia nas cidades e participação política.