Trupe Brincante organizada pelo CIESPI/PUC-Rio realiza atividades em creches e pré-escolas na Rocinha


5 de dezembro de 2022.


Entre os meses de junho e outubro de 2022, uma Trupe Brincante, formada por jovens moradores da Rocinha e estudantes do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio realizaram atividades lúdicas em diferentes instituições de Educação Infantil, localizadas em diversas áreas da comunidade. Munidos de um repertório construído coletivamente, com apoio das pesquisadoras Cristina Laclette Porto e Nathercia Lacerda, histórias e brincadeiras alegraram as crianças e inspiraram os educadores.



A iniciativa é parte do projeto internacional Primeira Infância Participativa e Inclusiva: ampliando oportunidades de educação de crianças em contextos de vulnerabilidade, desenvolvido com apoio do UK Global Challenges Research Fund (GCRF), Reino Unido. Internacionalmente, ele é coordenado por Kay Tisdall, professora da Moray House School of Education da Universidade de Edimburgo (Escócia). No Brasil, a coordenação é de Irene Rizzini, professora do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio e diretora do CIESPI/PUC-Rio.


O projeto visa, além de conhecer como funciona a educação infantil na Rocinha e como são os espaços onde esse serviço é oferecido, contribuir para a ampliação da escuta e participação das crianças no cotidiano da comunidade. Uma de suas frentes de trabalho é a ação comunitária, coordenada por Cristina Porto e Nathercia Lacerda, que vem realizando a formação de jovens no campo da educação da Primeira Infância e encontros brincantes junto a creches e pré-escolas, promovendo a escuta de crianças pequenas



A equipe CIESPI/PUC-Rio agradece a participação de todas as instituições da Rocinha que acolheram de braços abertos as propostas encaminhadas pela Trupe Brincante!