Seminário promovido pelo CIESPI/PUC-Rio e pelo ISC/UFF reúne projetos sobre crianças e adolescentes em situação de rua e em acolhimento institucional


No dia 05 de agosto de 2020, aconteceu o seminário “Crianças e adolescentes em situação de rua e em acolhimento institucional: pesquisas em debate”. O encontro reuniu virtualmente mais de vinte pesquisadores dos projetos: “Entre a casa, as ruas e as instituições: crianças e adolescentes em situação de rua e as instituições de acolhimento no estado do Rio de Janeiro”, coordenado pela professora Irene Rizzini (FAPERJ/CNE, Cientista do Nosso Estado, 2017-2020; Ref. N° E-26/202.812/2017), e “Crianças e adolescentes em situação de rua e acolhimento institucional: construindo estratégias de territorialização afetiva”, coordenado pela professora Sônia Maria Dantas Berger (SIGProj N°: 346952.1928.198453.09022020).
O objetivo do seminário foi promover uma troca de experiências e reflexões entre as equipes dos projetos desenvolvidos, respectivamente, pelo CIESPI, em convênio com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CIESPI/PUC-Rio), e pelo Instituto de Saúde Coletiva, da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF). O seminário teve início com uma breve apresentação das equipes das duas organizações e dos projetos realizados e, na sequência, foram abordados elementos acerca do desenvolvimento de pesquisas de campo junto a crianças e adolescentes com trajetória de vida nas ruas.
A equipe do CIESPI/PUC-Rio também teve a oportunidade de compartilhar aspectos metodológicos e debater parte dos resultados da pesquisa “Conhecer para Cuidar”, uma parceira com a Associação Beneficente o Pequeno Nazareno. Já a equipe do ISC/UFF, que trabalha nos preparativos para a execução de um novo projeto de pesquisa e extensão, chamado “Niterói - Uma cidade inteira para todas crianças, adolescentes e jovens” (Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados – PDPA / Prefeitura Municipal de Niterói), pôde apresentar suas atividades já em curso na cidade e os principais desafios identificados no trabalho com crianças e adolescentes em situação de rua, relacionados à inserção educacional desse grupo; ao atendimento em saúde, particularmente das adolescentes e jovens grávidas e/ou mães; e à abordagem social.
Esse foi um primeiro encontro de outros que virão. Discutir as pesquisas realizadas, ou mesmo em curso, com outros grupos de pesquisadores é sempre uma experiência muito enriquecedora, que leva ao aprimoramento metodológico e de análise, contribuindo para o aprendizado de todos envolvidos nos projetos.