Saiba como foi o seminário sobre participação de crianças e adolescentes promovido pela PUC-Rio/DSS e o CIESPI/PUC-Rio


11 de outubro de 2023.



No dia 05 de outubro de 2023, aconteceu o seminário “Estratégias para a ampliação da participação de crianças e adolescentes em espaços de discussão e deliberação de políticas públicas”. O evento promoveu uma conversa intergeracional sobre os desafios e as possibilidades de ampliação da participação de crianças e adolescentes em espaços públicos de discussão e deliberação de políticas, com especial foco sobre os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCAs. 


Nossos/as debatedores/as convidados/as, adultos/as e jovens, abordaram o tema a partir de seus estudos e vivências, visando contribuir para o avanço do debate e para a construção de metodologias de participação alinhadas às perspectivas e demandas da população infantil e adolescente.


Estiveram conosco: Beatriz Corsino Perez - Professora do Departamento de Psicologia da UFF; Pedro Pereira – Coordenador Executivo do CEDECA/RJ; Guilherme Pereira - Atual conselheiro adolescente do CMDCA de Volta Redonda e membro do Fórum Juventude Sul Fluminense em Ação; e Lucas Almeida – Atual conselheiro jovem do CEDCA/RJ e articulador do FJSFA. Irene Rizzini – Professora do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio, e Gustavo Gomes - Ex-conselheiro do CMDCA de Volta Redonda e articulador do FJSFA, ficaram responsáveis pela mediação do debate.


Tivemos a oportunidade de discutir a importância e os impactos da participação e do protagonismo de crianças e adolescentes no debate público; quais os desafios para a consolidação dessa participação; de que forma adultos e jovens podem contribuir para o avanço dessa temática; e, ainda, como equilibrar o poder entre adultos, jovens, adolescentes e crianças em suas relações intergeracionais.



Durante o evento, fizemos também o lançamento de uma publicação virtual que traz breves destaques das normativas relacionadas ao tema e apresenta a base de dados bibliográficos “Participação Infantil e Juvenil – Produção Acadêmica na América Latina (2005-2022)”, que disponibiliza mais de 300 artigos para consulta.


Acesse aqui a publicação virtual.


Este seminário foi uma iniciativa conjunta de 3 projetos coordenados por Irene Rizzini, professora do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio e diretora-presidente do CIESPI/PUC-Rio: “Participação cidadã: população infantil e juvenil em foco” (apoio: FAPERJ CNE – Processo nº E-26/201.113/2022), “Monitoramento dos processos de participação infantil em políticas e programas de proteção à infância em âmbito internacional” (apoio: Capes-Print/Edital nº 41/2017) e “Parceria Internacional e Canadense sobre os Direitos da Criança” (ICCRP - Coordenação internacional de Tara Collins e apoio do Social Sciences and Humanities Research Council of Canada).


Acesse aqui a gravação do seminário.