Revista Textos & Contextos publica o artigo Acolhimento institucional para crianças e adolescentes em situação de rua: pesquisa e políticas públicas


O artigo “Acolhimento institucional para crianças e adolescentes em situação de rua: pesquisa e políticas públicas”, de Renata Brasil e Irene Rizzini, analisa os resultados da pesquisa Conhecer para Cuidar, uma parceria entre o CIESPI/PUC-Rio e a Associação Beneficente O Pequeno Nazareno. Realizada junto a crianças e adolescentes com trajetória de vida nas ruas em instituições de acolhimento, a pesquisa coletou dados nas 17 cidades brasileiras com mais de 1 milhão de habitantes. Destacamos o perfil majoritariamente masculino, adolescente e negro dos participantes, assim como seus desafios de inserção escolar e profissional, a violência vivenciada nas ruas, mas também em âmbito familiar, e os limites da rede de proteção na atenção a essa população. Consideramos a importância da inclusão das famílias no atendimento prestado às crianças e aos adolescentes acolhidos, respeitando o caráter provisório e excepcional do serviço de acolhimento institucional, assim como pontuamos as particularidades daqueles com trajetória de vida nas ruas, que exigem estratégias diferenciadas de cuidado. Os parâmetros normativos que hoje amparam o debate estão contemplados no texto, com a intenção de divulgá-los, mas também de chamar pesquisadores e profissionais ao debate acerca de sua implementação e de seu monitoramento.

A revista Textos & Contextos é um periódico do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul com foco na questão social, enquanto expressão de desigualdades e resistência, sendo reconhecida como um dos principais veículos científicos da área do Serviço Social no Brasil, dada a qualidade e o impacto de suas publicações.

Acesse o texto na íntegra aqui.