Reportagem da TV PUC-Rio destaca o seminário Women, Young Children and COVID-19


A TV PUC-Rio lançou uma reportagem com destaques do seminário internacional “Women, Young Children and COVID-19: Stories from Brazil, Eswatini, Palestine and South Africa”, realizado no dia 10 de junho de 2021, no âmbito do projeto “Primeira Infância Participativa e Inclusiva”. A iniciativa, que envolve também parceiros da África do Sul, Essuatíni e Palestina, é coordenada pela Universidade de Edimburgo (Escócia) e, no Brasil, por Irene Rizzini, professora do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio e diretora do CIESPI/PUC-Rio.

O projeto tem como objetivo contribuir para os debates, políticas e ações com foco sobre crianças na Primeira Infância e suas famílias em duas comunidades: Rocinha (Rio de Janeiro) e Jardim Catarina (São Gonçalo).

No seminário, a equipe brasileira apresentou dados levantados junto às comunidades participantes do projeto, em especial a Rocinha, sobre os impactos da pandemia de Covid-19 sobre as mulheres e as crianças pequenas. A reportagem de Isabelle Ribeiro, com produção de Beatriz Silva, destaca o trecho em que Irene Rizzini discute como a pandemia aumentou a vulnerabilidade das crianças, comprometendo seu desenvolvimento integral. Na reportagem, foram apontadas algumas estratégias possíveis de apoio no atual cenário, como a ampliação dos debates e ações relacionados à saúde mental infantil e a aproximação entre os espaços de educação infantil e as famílias.

Para assistir a reportagem, clique aqui.

Não deixe de conferir também os últimos informes de pesquisa do projeto:

Número 1 (Abril de 2021).

Número 2 (Julho de 2021).