Projeto Jovens em Ação entra na sua reta final


O projeto Jovens em Ação na Criação de Cidades Inclusivas é coordenado pela Universidade de Edimburgo (Escócia) e conta com parceiros no Brasil - CIESPI/PUC-Rio - e na Índia - Youth for Unity and Voluntary Action (YUVA), Fields of View (FoV) e National Institute of Urban Affairs (NIUA). Ele visa estimular a participação e o protagonismo juvenil nos processos de construção, implementação e monitoramento de políticas públicas, especialmente no que tange a sua inserção produtiva.

No Brasil, o CIESPI/PUC-Rio e o Fórum Juventude Sul Fluminense em Ação (FJSFA-VR) estabeleceram uma parceria para a realização do projeto na cidade de Volta Redonda/RJ. Depois de uma série de etapas, que incluíram a formação dos participantes, o mapeamento de atores-chave e a realização de entrevistas e grupos focais, chegamos ao momento de apresentar nossos resultados e incidir politicamente sobre os temas inserção produtiva e participação juvenil.

Vejam o que Lucas Almeida, pesquisador e articulador do FJSFA-VR, nos relatou no texto que escreveu sobre os impactos da pesquisa:

“Ao longo do caminhar da construção da pesquisa em Volta Redonda, na etapa de entrevistar atores pertinentes, também chegou o momento de interagir com agentes públicos, privados e com a sociedade civil no ambiente municipal.

Nesse processo, entrevistamos atores-chave do governo, que consideramos importantes representantes de setores que atuam na construção das políticas públicas referentes a inserção produtiva na cidade. Foi interessante ver que nossa atuação causou um impacto e levou o poder público a se mobilizar para pautar temas como empregabilidade e capacitação profissional como prioridade na agenda governamental.

Essa mudança de percepção e a ascensão de um tópico outrora pormenorizado na gestão aconteceu justamente após o início de nossas entrevistas e questionamentos referentes a esses mesmos temas com os agentes públicos que consideramos atores chaves. E isso é confirmado no momento que um dos entrevistados relata uma reunião interna que havia acontecido recentemente para tratar da articulação e mobilização de todos os setores e secretarias do governo em torno da questão de inserção do jovem no mercado de trabalho em Volta Redonda.

Vale ressaltar que o plano de governo da nova gestão pouco contempla a temática do emprego, e nada se refere a empregabilidade do jovem, o que demonstra que essa mudança ocorre a partir do impacto da pesquisa no município. Isso nos faz discutir e colocar em consideração o impacto não somente acadêmico da pesquisa, mas também seu caráter político e social para as mudanças do rumo da gestão de políticas públicas no município.

E isso é importante considerar, uma vez que o objetivo final da pesquisa não se limita apenas a promover um levantamento de dados e da percepção da situação do jovem no município, mas busca, junto a própria juventude, novos caminhos de mudança e transformação na pauta das políticas públicas e na forma como o jovem é tratado e considerado na sociedade.

Particularmente, espero que esse despertar produza, tanto na sociedade civil quanto nos agentes políticos, uma nova perspectiva e forma de atuação em relação à política de juventude. É fundamental que eles considerem com mais zelo e prioridade as demandas e dificuldades desses que também são cidadãos da república e têm o direito a viver e trabalhar com dignidade e respeito, contribuindo para o desenvolvimento do país”.

Ele contou também que:

Os desafios da inserção produtiva e os dilemas de ser jovem no Brasil são pouco tratados na esfera pública, apesar de sua imensa complexidade. Um tema tão pertinente para uma grande parcela da população e tão pouco explorado resulta na total ou parcial negligência da sociedade e do Estado no debate e na elaboração de ações que visem o atendimento e o apoio a essa população.

Um outro exemplo de mudança trazido pelo projeto em curso foi a discussão do papel do poder público e da construção de políticas públicas para a juventude ocorrida na recente Conferência Municipal da Juventude, realizada em Volta Redonda, em agosto de 2021. Nela, muitos dos jovens participantes abordaram as demandas e proposições até aqui estudadas na pesquisa e atuaram para que elas fossem incluídas na futura construção do Plano Municipal da Juventude.

Observamos que essa nova percepção e aprofundamento da temática na esfera pública só tem sido possível em decorrência da construção da pesquisa com a participação da juventude de forma ativa e presente nas etapas de discussão, estudo e análise. Devemos também considerar que o fato da pesquisa ter sido desenvolvida em parceria com o FJSFA, que tem atuado em Volta Redonda durante anos e tem experiência em participação social e no protagonismo de jovens, permitiu que ela avançasse por caminhos inovadores e diversos, tanto na forma de pesquisar quanto na forma de apresentar os resultados e incidir politicamente sobre o tema.

Esperamos que, a partir dessa experiência, novas pesquisas que combinem o conhecimento científico com a experiência de movimentos sociais sejam desenvolvidas, impulsionando estudos capazes de transformar os espaços onde são realizados. Além disso, esperamos que a discussão sobre a inserção produtiva e a participação social da juventude passe a ocupar, de fato, a agenda pública de Volta Redonda e do Brasil”.

Nesta reta final do projeto, estamos agendando com todos os atores-chave entrevistados um retorno para entregarmos o relatório final da pesquisa, na tentativa de estabelecer com eles um diálogo. Já agendamos também uma roda de conversa para discutir com os jovens consultados ao longo do projeto estratégias de avançar nas demandas identificadas. Esse encontro irá acontecer no dia 30 de outubro de 2021, às 18:30h., e será transmitido através das redes sociais do FJSFA. O grupo, que tem longa trajetória de atuação na cidade de Volta Redonda, assumiu a responsabilidade sobre essas atividades e a equipe do CIESPI/PUC-Rio segue no apoio e no estímulo ao protagonismo juvenil.