Ocorreu, com muito sucesso, o seminário Violência em contexto: retrocessos de direitos e formas de resistência


Aconteceu, em 27 de setembro de 2018, o IV Seminário da Linha de Pesquisa Violência, Direitos, Serviço Social e Políticas Intersetoriais do Programa de Pós Graduação em Serviço Social da PUC-Rio, no auditório Padre Anchieta da PUC-Rio. Estiveram presentes ao longo do dia mais de cem ouvintes, dos mais variados municípios e formações. O evento ainda contou com transmissão ao vivo da primeira mesa.
Em sua quarta edição, teve o objetivo de criar um espaço de diálogo entre pesquisadores, professores, estudantes de graduação e de pós-graduação e profissionais da área dedicados a compreender a diversidade de experiências de pesquisa a partir do tema “violência e violação de direitos” em suas várias expressões contemporâneas.
Incluindo pesquisas de profissionais e estudantes convidados, o seminário focalizou o debate sobre o papel do Estado e políticas neoliberais; políticas austeras e efetivação de direitos diante dos desafios do presente; violência, violação de direitos e criminalização da pobreza como expressões da contemporaneidade; população infantil e juvenil e espaços de circulação e convivência e formas de resistência.

O seminário contou ainda com o lançamento de dois livros:
"Os não recomendados: a violência contra a população LGBT em Sergipe", de Moisés Santos de Meneses e "La Gran Familia de Zamora", de Ricardo Fletes.

Realização: Departamento de Serviço Social da PUC-Rio
Parceria: Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI/PUC-Rio)
Apoio: FAPERJ