O CIESPI/PUC-Rio está lançando a campanha Rocinha, se liga na criança!


O projeto Infância sem violência: uma meta para o Rio, com apoio da Fundação Bernard van Leer desde 2014, manteve diálogos com representantes de instituições de educação, saúde, cultura, assistência e proteção, bem como com pais e mães de crianças pequenas para identificar as possibilidades de melhoria dos espaços seguros para as crianças de 0 a 8 anos na Rocinha.

A campanha “Rocinha, se liga na criança!” é resultado desse diálogo e foi lançada em outubro de 2017 com os parceiros locais. O material da campanha conta com um jingle que circula pelas rádios locais da comunidade, criado por jovens pais e mães que participaram dessa caminhada além de cartazes e flyers, produzidos pela Agência Comunicar, que estão sendo distribuídos para instituições que trabalham com crianças e creches.

O objetivo da campanha é aumentar a visibilidade da criança pequena na comunidade e trazê-la para a pauta de prioridades. Com este processo, pretende-se contribuir para a construção de uma agenda de ações locais em prol da primeira infância, partindo de prioridades identificadas pelas pesquisas realizadas e junto a parceiros na comunidade. São elas:

  1. Reduzir exposição das crianças à violência no percurso da casa às creches ou pré-escolas;
  2. Melhorar as condições das creches e pré-escolas existentes via realização de obras internas e externas;
  3. Investimento na qualificação dos profissionais que atuam junto às crianças;
  4. Investimento na manutenção e na criação de espaços de lazer na comunidade;
  5. Apoio e orientação às famílias para o desenvolvimento integral das crianças.

Confira o jingle , os flyers e os cartazes feitos para a campanha.