O CIESPI/PUC-Rio anuncia o lançamento da revista Serviço Social em Debate, da UEMG: Temas contemporâneos sobre direitos e proteção da criança e do adolescente


LANÇAMENTO DA REVISTA Serviço Social em Debate (UEMG)
“Temas contemporâneos sobre direitos e proteção da criança e do adolescente”
Dia 12 de maio, às 19 horas
Acesse por aqui

Irene Rizzini, professora do Departamento de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Diretora do CIESPI/PUC-Rio, e Adriana Barros, professora do Curso de Serviço Social da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/Unidade de Carangola), convidam a todos e todas para o lançamento do volume 3, número 1 da Revista Serviço Social em Debate, intitulada “Temas contemporâneos sobre direitos e proteção da criança e do adolescente” a ser realizado no dia 12 de maio, quarta-feira, às 19 horas, com a participação dos/das autores/as.

A Revista Serviço Social em Debate é um periódico vinculado ao curso de Serviço Social da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade de Carangola. A presente edição da revista reúne 12 artigos com a proposta de socializar pesquisas, experiências e reflexões que contribuem para o aprofundamento do debate no campo dos direitos humanos da população infantil e adolescente.

Após três décadas da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, avalia-se que muito se avançou, porém longe do ideal no que tange a efetivação do paradigma de proteção integral. Violações dos direitos de crianças e adolescentes, na forma de múltiplas expressões de violência, abuso e exploração persistem, como demostram as pesquisas que compõem essa edição. Face aos desafios contemporâneos, agravados no atual contexto de pandemia e de desgoverno do país, vê-se intensificar a falta de priorização na agenda política brasileira de políticas públicas que possam debelar os impactos da pobreza e das desigualdades sociais.

Acreditamos que as reflexões contidas nesta edição contribuem para o aprofundamento do debate e servem de alento, ao discorrerem sobre os desafios do presente, destacando as possibilidades de fortalecimento e ampliação dos direitos da população infantil e adolescente brasileira.