“Meninas negras: a história do meu black" – educação antirracista é resistência


20 de novembro de 2023.


Diante da diversidade e da pluralidade das infâncias no Brasil, um dos grandes desafios do país é enfrentar o racismo desde a Primeira Infância, uma vez que ele afeta o crescimento e o desenvolvimento integral das crianças. A educação antirracista é uma das práticas que precisa ser fortalecida em todos os âmbitos da sociedade - nas instituições, nas políticas e orçamentos públicos, nas relações familiares e interpessoais.


Para contribuir com esse debate, no âmbito do projeto “Primeira Infância Participativa e Inclusiva: ampliando oportunidades de educação de crianças em contextos de vulnerabilidade”, o CIESPI/PUC-RIO tem o prazer de apoiar a publicação do livro “Meninas negras: a história do meu black". Ele conta histórias de meninas negras. As autoras, duas crianças – Alice Pereira e Julia Gomes e suas mães – Daniele Pereira e Eliane Gomes, representam diferentes gerações que contam experiências vivenciadas com seus cabelos, superações de medos, preconceitos e autoestima na infância. As autoras também convidaram uma mãe e uma filha, Ada e Marie, que vivem fora do Brasil, para contar sobre cabelos pelo mundo. E ainda lembram no livro que os meninos também têm black! Os desenhos das histórias são das meninas Julia e Alice. A capa, as ilustrações entre as histórias e a diagramação são de dois jovens negros amigos das autoras, Adilson Adão e Leonardo Silva. Outras mãos, mentes e corações de diferentes origens e etnias contribuíram para essa escrita e para a realização desse livro!


As autoras e a equipe do CIESPI/PUC-Rio desejam que meninas e meninos, pequenos/as e grandes, sejam alcançados/as, e que novas histórias de luta por liberdade, respeito, diálogo e resistência se multipliquem. No Dia da Consciência Negra, o lançamento deste livro vem celebrar muitas e diferentes identidades e belezas!


Acessem aqui o livro.