Livro “Olhares sobre a participação infantil e juvenil no Brasil” – Acesse para baixar


O livro “Olhares sobre a participação infantil e juvenil no Brasil: pesquisa e ação” trata do direito à participação de crianças, adolescentes e jovens a partir das perspectivas de estudiosos das cinco regiões do Brasil. 


Organizado por Irene Rizzini, Renata Mena Brasil do Couto, Adriana Alice Gomes de Barros e Caroline de Souza Araujo, o livro visa ampliar e aprofundar um debate que tem sido objeto de análises e problematizações no Brasil e em âmbito internacional desde a ratificação da Convenção dos Direitos da Criança (ONU, 1989). 

Ele contribui para o debate mostrando que não se trata de “permitir” que  crianças, adolescentes e jovens atuem ou mesmo de lhes “dar voz”, como muito se especulou no passado – pois vozes não lhes faltam. Quando encontram espaço e se sentem apoiados, sabem defender seus pontos de vista e muito contribuem para as discussões. É a partir dessa perspectiva que o direito à participação é discutido nesse livro.


Acesse aqui o livro. 


Essa publicação faz parte do projeto “Participação cidadã: população infantil e juvenil em foco”, coordenado pela professora Irene Rizzini, com o apoio da FAPERJ (CNE – Processo E-26/201.113/2022). Nele, analisamos diferentes aspectos da participação cidadã e do protagonismo de crianças, adolescentes e jovens no Brasil. Além de uma pesquisa de campo, realizada na cidade do Rio de Janeiro, com grupos jovens e adultos, realizamos um levantamento e análise de publicações relacionadas ao tema, material que se encontra disponível na base “Participação Infantil e Juvenil – Produção Acadêmica na América Latina (2005-2023)”.


Conheça mais sobre o projeto.