Lançamento do livro "Incluir para não Excluir!"


É com prazer e com um grande desejo de mudança que anunciamos o lançamento do livro "Incluir para não Excluir!"




O livro foi organizado por Irene Rizzini, professora do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio e Diretora do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI/PUC-Rio) e Paulo Silveira, Presidente do Observatório das Adições Bruce K. Alexander, e contou com a participação de autores de diversas partes do Brasil e de outros países. Somos profundamente gratos a todos que contribuíram com suas reflexões sobre temas contundentes, sobre os quais não podemos nos calar.


O livro foi construído em um momento difícil para o mundo todo, inclusive para os brasileiros, que perderam 685 mil familiares e amigos desde o início da pandemia de Covid-19. O tema era inescapável e perpassa parte significativa dos capítulos elaborados, que tratam dos desafios dos grupos mais vulnerabilizados para adotar medidas de proteção contra o coronavírus e para serem incluídos nas políticas públicas, especialmente aquelas de atenção em saúde. Os textos abordam também a relação entre a crise sanitária instalada, o sistema capitalista e o governo brasileiro, que viola direitos, destrói redes de proteção, aprofunda desigualdades, intensifica a opressão e criminaliza a pobreza e os movimentos sociais.


O livro traz ainda reflexões sobre outros desafios do cenário atual, relacionados ao atendimento daqueles que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas; aos impactos ambientais associados às mudanças climáticas e aos hábitos de consumo mundiais; à violência estrutural contra a juventude empobrecida; à precarização dos serviços públicos e de infraestrutura nas favelas e periferias; à inclusão de jovens com deficiências; e ao desrespeito à diversidade cultural.


Importante dizer que a proposta dos organizadores foi reunir autores de diferentes países, como Brasil, México, Bolívia e Canadá, que discutem questões desafiadoras, mas que buscam caminhos e alternativas para incluir aqueles às margens da sociedade, que têm seus direitos violados, em um sistema que prioriza poucos em detrimento da maioria.


O livro, lançado em parceria a com a editora da Rede Unida, é virtual e pode ser acessado gratuitamente em nos sites da editora, do CIESPI/PUC-Rio e do Observatório das Adições Bruce K. Alexander .