Lançamento do dossiê VIDA NA RUA, da Revista Civitas, traz contribuição da equipe do CIESPI/PUC-Rio


Acaba de ser lançado o dossiê "Vida na rua", da Civitas – Revista de Ciências Sociais (v. 19, n. 1, 2019). Esta edição inclui o artigo “População infantil e adolescente nas ruas: principais temas de pesquisa no Brasil”, de autoria de Irene Rizzini e Renata Mena Brasil do Couto.
O artigo aborda “as múltiplas dimensões do persistente problema de crianças e adolescentes vivendo nas ruas no Brasil” e destaca temas como o perfil de quem vive na rua; família; violência; trabalho; instituições de acolhimento; consumo de droga; educação/escola; e saúde. As autoras destacam “... evidências do avanço na adoção de normativas que visam garantir os direitos desse segmento da população e, ademais, permitiu identificar recomendações que visam contribuir para ampliar e aperfeiçoar as políticas públicas dirigidas às crianças e adolescentes em situação de rua”.
Para a construção deste artigo, as autoras lançaram mão da base de dados bibliográficos “População infantil e adolescente em situação de rua no Brasil – Produção acadêmica (2000-2015)”, disponível no site do CIESPI/PUC-Rio. Esta base de dados é um dos resultados do projeto “Políticas Públicas e os Desafios da Implementação: análise do caso da política de atendimento a crianças e adolescentes em situação de rua no Rio de Janeiro”, que contou com apoio da FAPERJ (CNE, Cientista do Nosso Estado, 2014-2017; FAPERJ Ref. N° E-26/201.274/2014), coordenado pela professora Irene Rizzini.

O dossiê “Vida na rua” pode ser acessado na íntegra clicando aqui.

O artigo “População infantil e adolescente nas ruas: principais temas de pesquisa no Brasil” já está disponível na aba Publicações – artigos e outros, onde também podem ser encontradas outras publicações de nossa equipe de pesquisadores.