Lançamento da edição especial do Canadian Journal of Children's Rights


28 de novembro de 2025.


Editoras convidadas: 

Irene Rizzini (PUC-Rio/DSS/CIESPI, Brasil) 

Tara Collins (Toronto Metropolitan University, Canadá) 

Danielle Strickland (ITESO, México) 

Mariana Menezes Neumann (CIESPI/PUC-Rio, Brasil)

 

Ao longo do tempo e do espaço, as potências coloniais procuraram estender a sua influência política, econômica e cultural em todo o mundo. Não se trata apenas de um fenômeno histórico; o colonialismo continua a se manifestar dentro, e entre, países e gerações. Assim, as crianças e os jovens não devem ser esquecidos quando contemplamos e agimos sobre os impactos do colonialismo nas famílias, comunidades e geografias mais amplas.

Esta edição especial visa contribuir para a descolonização da pesquisa sobre a infância e sobre os direitos das crianças, e acentuar a relevância de metodologias criativas e participativas para explorar os problemas enfrentados pelas gerações mais jovens. É o resultado de uma iniciativa do Grupo de Trabalho da International and Canadian Child Rights Partnership (ICCRP). O objetivo desta rede é aprofundar, debater e promover estudos e ações inter e transdisciplinares baseados em projetos e práticas de pesquisa com viés decolonial, voltados para crianças e jovens de diferentes países e contextos. Assim, a coleção de textos desta edição reflete a experiência dos membros multigeracionais do Grupo de Trabalho da ICCRP e de outros especialistas convidados.


A publicação inclui dez artigos produzidos por acadêmicos e ativistas sociais de vários países, muitos dos quais derivam de experiências pessoais e da adoção de abordagens decoloniais em projetos de pesquisa com crianças e jovens. Inclui também uma seção com oito depoimentos de vários países sobre como e por que cada autor adotou a abordagem decolonial.


Nós gostaríamos de agradecer aos autores pela dedicação a este projeto, e expressar nossa gratidão à editora-chefe, Dra. Virginia Caputo, professora associada do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Carleton e diretora do Centro Landon Pearson para o Estudo da Infância e dos Direitos da Criança (Canadá), por seu comprometimento, entusiasmo e empenho. Agradecemos também ao Open Access Journal System da Biblioteca McOdrum da Universidade Carleton, pelo seu papel na democratização do conhecimento, divulgando a produção científica sem custos. À Emma Zwegers por seu incansável trabalho como revisora, e à Ximena De la Mora por traduzir visualmente as ideias e os conceitos expressos na capa, convidando-nos a (re)pensar sobre as lentes que adotamos para interpretar e participar do mundo. 

 

Rizzini, Collins, Strickland & Menezes Neumann (editors). Children’s Rights and Decolonial Perspectives: Challenging dominant modes of knowledge production. Canadian Journal of Children's Rights, 2025, Vol. 12(1): DOI: 10.22215/cjcr.v12i1  


Acesse a edição especial através do link:  

https://ojs.library.carleton.ca/index.php/cjcr/issue/view/312