Lançamento: “A Handbook of Children and Young People’s Participation” – Livro conta com a participação de jovem membro da equipe CIESPI/PUC-Rio


18 de julho de 2023.



Anunciamos o lançamento do livro “A Handbook of Children and Young People’s Participation”, pela editora Routledge, que conta com a participação da professora Irene Rizzini e de Lucas Almeida, jovem assistente de pesquisa e membro do Fórum Juventude Sul-Fluminense em Ação – FJSFA/VR. Lucas faz parte da equipe do projeto Participação e protagonismo juvenil no Brasil: um estudo no Sul Fluminense do Rio de Janeiro, uma iniciativa da rede de pesquisa Parceria Internacional e Canadense sobre os Direitos da Criança – ICCRP, coordenada internacionalmente pela Toronto Metropolitan University. A aproximação do jovem ao CIESPI/PUC-Rio teve início ainda em 2018, quando buscávamos compreender a participação infantil e juvenil em espaços públicos destinados ao debate e à deliberação de políticas públicas visando a proteção e promoção dos direitos de crianças e adolescentes.




O capítulo “Affecting change in different contexts Children's participation in social and public policy dialogues in Brazil, Canada and South Africa” conta também com a autoria de Tara Collins, Danielle-Jamax Heynes, Lucy Jamieson e Samantha (Sam) Walsh. O texto discute como crianças, jovens e adultos podem aprender com suas experiências intergeracionais. Compeende-se que sujeitos em diferentes faixas etárias devem ter espaços comuns para dialogar, compartilhar aprendizados, experiências, conhecimentos e unir esforços na construção de políticas públicas. A participação dos adultos é importante para promover os direitos infantis e juvenis, mas eles precisam aprender a compartilhar poder e tempo com crianças, adolescentes e jovens. Brasil, Canadá e África do Sul revelam lições valiosas e o potencial de espaços intergeracionais contribuindo com a debate internacional sobre o tema.


O texto pode ser acessado clicando aqui.