Irene Rizzini participa do I Seminário Estadual dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes: 33 anos do ECA em Manaus


28 de junho de 2023


A professora do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio e diretora presidente do CIESPI/PUC-Rio, Irene Rizzini, marcou presença no I Seminário Estadual dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes: 33 anos do ECA. O evento, realizado pelo Programa Observatório dos Direitos da Criança e do Adolescente da Universidade Federal do Amazonas (PRODECA/UFAM), teve como objetivo discutir as mudanças e desafios futuros relacionados aos direitos das crianças e adolescentes.



Durante o seminário, Irene Rizzini ministrou a palestra intitulada "Vida nas ruas: Crianças e adolescentes nas ruas: trajetórias inevitáveis?". A palestra abordou questões relacionadas à situação de crianças e adolescentes em situação de rua, explorando suas trajetórias e os desafios enfrentados por eles.


Além disso, ocorreu uma sessão de autógrafos do livro "Entre a casa, as ruas e as instituições: crianças e adolescentes em situação de rua e as instituições de acolhimento", organizado por Irene Rizzini e Renata Mena Brasil do Couto. O livro, publicado pela Editora PUC-Rio, é um dos resultados do projeto "Entre a casa, as ruas e as instituições: crianças e adolescentes em situação de rua e as instituições de acolhimento", com apoio da FAPERJ/CNE Ref. N° E-26/202.812/2017. A obra reúne pesquisadores de diferentes estados do país, que analisam temas como práticas profissionais, desenvolvimento infantil, situação de rua, metodologias de escuta e participação, racismo estrutural e os impactos da Covid-19 sobre o serviço de acolhimento institucional.


Irene Rizzini e Hellen Bastos, professora da Universidade Federal do Amazonas


O evento ocorreu nos dias 22 e 23 de junho, no auditório Eulálio Chaves, da Universidade Federal do Amazonas. A iniciativa foi uma parceria entre o PRODECA e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), em celebração aos 33 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), importante marco legal que garante os direitos das crianças e adolescentes no Brasil. A participação do CIESPI/PUC-Rio no seminário fortalece o compromisso da instituição em promover pesquisas e debates sobre o tema, contribuindo para o avanço das políticas voltadas para a proteção e o desenvolvimento de crianças e adolescentes.