Informes sobre a participação do CIESPI/PUC-Rio em GT de Acolhimento Institucional, promovido pelo projeto Conhecer para Cuidar


Nos dias 22 e 23 de abril, em Brasília, a parceria entre a Associação Beneficente O Pequeno Nazareno (OPN) e o Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI/PUC-Rio) promoveu a terceira reunião do grupo de trabalho formado para discutir o serviço de acolhimento institucional.
Neste encontro, nosso foco foram os processos de desligamento e acompanhamento de egressos deste serviço. A partir das experiências vividas pelas organizações da sociedade civil que compõem o GT, foi possível pensar boas práticas para a construção de autonomia e para o pós-acolhimento.
Mais uma vez, foi destacada a importância do trabalho em rede, tanto durante o acolhimento, quanto no período pós-acolhimento, sobretudo no que tange o atendimento integral e o acompanhamento dos jovens e de suas famílias. A existência de profissionais e pessoas de referência para os acolhidos, que criem pontes com o “mundo exterior”, e sua educação e preparação para a inserção no mercado de trabalho foram destaques no que tange a construção de autonomia para o processo de reinserção familiar e/ou comunitária.
Caminhamos para nosso último encontro, previsto para o mês de maio, quando sistematizaremos os debates em um documento de recomendações que será submetido à consulta pública.