FJSFA e CIESPI/PUC-Rio convidam para roda de conversa com a juventude de Volta Redonda


O Fórum Juventude Sul Fluminense em Ação – FJSFA está organizando uma roda de conversa online voltada para os jovens da cidade de Volta Redonda/RJ. O objetivo do encontro é discutir os achados da pesquisa realizada no âmbito do projeto Jovens em ação na criação de cidades inclusivas.

O evento acontecerá no dia 30 de outubro de 2021, às 18:30h, e será transmitido através do Facebook do Fórum.

A pesquisa, realizada no ano de 2021, buscou identificar os desafios e as oportunidades para a inserção produtiva e para a participação social da juventude, a partir da realização de entrevistas e grupos focais com atores-chave e jovens moradores de Volta Redonda/RJ. A partir de um período de treinamento em pesquisa e com o acompanhamento da equipe do CIESPI/PUC-Rio, o FJSFA participou ativamente em todas as etapas, desde a formulação dos roteiros de entrevistas, passando pelo mapeamento de atores-chave, até a construção das análises e recomendações apresentadas.

O relatório e o manifesto produzidos a partir dessa pesquisa podem ser acessados aqui e aqui.

O projeto Jovens em ação na criação de cidades inclusivas é coordenado pela Universidade de Edimburgo (Escócia), com parceiros no Brasil (Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância, em convênio com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - CIESPI/PUC-Rio) e na Índia (Youth for Unity and Voluntary Action – YUVA, Fields of View - FoV e National Institute of Urban Affairs - NIUA). O projeto visa estimular a participação e o protagonismo juvenil nos processos de construção, implementação e monitoramento de políticas públicas, especialmente no que tange a sua inserção produtiva. Ele é financiado pela British Academy’s Youth Futures Programme (Reino Unido) e apoiado pelo Global Challenges Research Fund (Reino Unido) - Referência: YF\19004.