Equipe do CIESPI/PUC-Rio participa do 46º Encontro Anual da Anpocs


21 de outubro de 2022. 


Nos últimos anos, defender a ciência e a democracia no Brasil se tornou ainda mais fundamental, diante dos recorrentes golpes desferidos contra elas. Em 2022, a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais conclamou a comunidade científica a apresentar propostas de atividades à altura dos desafios do tempo presente. O CIESPI/PUC-Rio não podia ficar alheio a esse chamado. 



No dia 13 de outubro, Irene Rizzini e Renata Mena Brasil do Couto apresentaram o artigo Reflexões sobre intergeracionalidade, participação social de jovens e sua inserção no mundo do trabalho, baseado nas experiências vividas ao longo do projeto Jovens em Ação na Criação de Cidades Inclusivas. Compreendemos que o envolvimento de crianças, adolescentes e jovens nos espaços de debate e elaboração de políticas públicas é fundamental para sua proteção e para a garantia de seus direitos. Por isso, o trabalho apresentado visa contribuir para a discussão e para o aprimoramento das metodologias necessárias para a sensibilização e para o remodelamento dos espaços de discussão e formulação de políticas, de modo a permitir uma participação intergeracional, construindo um sentimento de pertencimento desde a infância, e estimulando o envolvimento de todos na construção de uma sociedade mais democrática e justa.


46º Encontro Anual da ANPOCS - ST - ST17: Infâncias, Adolescências e Juventudes - pesquisas acadêmicas e políticas públicas




Carolina Terra levou para o encontro o trabalho Primeira infância na agenda pública brasileira: discursos, atores e políticas, um dos resultados de sua pesquisa de mestrado, realizada junto ao Departamento de Serviço Social da PUC-Rio. Nos últimos anos, a Primeira Infância entrou na agenda pública brasileira, tendo como principal destaque a promulgação do Marco Legal da Primeira Infância (MLPI, Lei 13.257 de 2016). O artigo apresentado visa analisar os possíveis determinantes desse processo e os diferentes atores e discursos nele atuantes.


46º Encontro Anual da ANPOCS - ST - ST56: Políticas Públicas e Cultura Política - Articulações entre Ideias e Ações


Também tivemos a oportunidade de lançar o livro Entre a casa, as ruas e as instituições: crianças e adolescentes em acolhimento institucional no Brasil, organizado por Irene Rizzini e Renata Mena Brasil do Couto. Para ampliar o alcance de debates contemporâneos que visam o aprimoramento do atendimento e a proteção de crianças e adolescentes que se encontram em instituições de acolhimento, foram convidados pesquisadores de diferentes estados do Brasil para apresentar suas análises. Eles abordaram temas relacionados às práticas profissionais, ao desenvolvimento infantil, à situação de rua, às metodologias de escuta e participação, ao racismo estrutural e aos impactos da Covid-19 sobre o serviço.


46º Encontro Anual da ANPOCS - Entre a casa, as ruas e as instituições: crianças e adolescentes em situação de rua e as instituições de acolhimento